O desafio do PT

O Partido dos Trabalhadores de Içara viverá no pleito deste ano um teste de sobrevivência. Depois de conseguir o feito de chegar ao executivo, no primeiro mandato de Murialdo Gastaldon, o PT vai precisar de uma grande engenharia eleitoral para tentar a manutenção de uma vaga no legislativo da cidade. Sem coligação, o PT, que ainda enfrenta desgastes por conta do cenário nacional, precisará de uma boa nominata de candidatos para conseguir somar os votos suficientes para uma das 15 vagas. É uma tarefa complicadíssima. Lauro Nogueira, atual único vereador petista na Câmara da cidade, sabe disso. Ele teria, inclusive, sido orientado a trocar de partido, talvez migrar para o PCdoB, mas essa é uma possibilidade descartada.

Pode mudar

Presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, Felix Bertan pode mudar de partido em março. Tudo indica que na abertura da tal janela ele deixe o PL e vá para o PSD.

Visitando

Vereador Rodrigues Mendes, presidente da Câmara de Içara, tem aproveitado o período de recesso para manter a afinação com os demais parlamentares. Ontem foi fazer visita ao secretário de agricultura e vereador Valdelir Darolt (PSD). Claro que a eleição deste ano entrou na pauta. Darolt, aliás, vai ter que voltar para a Câmara em abril. É o prazo para desincompatibilizar e ficar apto para disputar o pleito de outubro. Geraldo Baldissera é outro que vai voltar para suas atividades no parlamento.

Boa notícia

Operários estão de volta as obras na praça do bairro Presidente Vargas. A obra, que foi paralisada em novembro do ano passado em função do atraso no repasse do Governo Federal, deve ser concluída nos próximos dias. A obra é uma velha reivindicação da comunidade, que optou pela praça em um plebiscito que movimentou os moradores do bairro. Obra foi assegurada através de emenda parlamentar solicitada pelo vereador Rodrigues Mendes. O restante da verba foi liberado no final de dezembro, depois de viagem do prefeito Murialdo a Brasília.

Três chapas na Cermoful

Pelo menos três chapas devem ser inscritas para concorrer a eleição do conselho fiscal da Cermoful. Nos bastidores há movimentos dos atuais conselheiros, uma outra ala apoiada pelo paço municipal e uma terceira formada numa junção de MDB, PSD e integrantes do PSDB.

Novas ações

Por não ser candidato a reeleição, Ricardo Bittencourt se diz tranquilo para encerrar o mandato na Cermoful. “Conseguimos focar na administração e recuperar a saúde financeira, mantendo um dos melhores atendimentos técnicos e levando ações inéditas ao associado”, destaca Bittencourt, que pretende lançar em breve outras novidades em se tratando de benefício ao sócio e seu familiar.

Mais uma

Depois da denúncia do jornalista Leonel Camasão, o deputado Jessé Lopes vai enfrentar mais uma ação por conta de suas manifestações sobre o assédio. Desta vez um grupo de deputadas protocolou no Conselho de Ética da Alesc, e também no Tribunal de Justiça, uma representação contra Lopes. “Nós, as quatro deputadas que compõem esta Bancada Feminina, passamos o primeiro ano desta legislatura enfrentando os posicionamentos desse parlamentar com contrapontos públicos e privados, lamentavelmente, sem efeito: ele insiste em manter e disseminar discursos que desrespeitam as mulheres, banalizam o crime de assédio e perpetuam a cultura da violência de gênero”, diz parte da nota que é assinada pelas deputadas Ada de Lucca, Luciane Carminatti, Marlene Flenger e Paulinha da Silva.

A nota de Freitas

Deputado Federal Daniel Freitas se manifestou através de sua assessoria de imprensa sobre a denúncia de um suposto caso de violência doméstica envolvendo ele e sua esposa. Na nota, ele nega que tenha agredido a esposa. Admite, no entanto, uma desavença com o sogro por motivos político-partidários, mas garante que tudo já foi resolvido com um sincero pedido de desculpas.