Primeira captação do ano de múltiplos órgãos ocorre no HSJosé

22

Doador foi um homem de 58 anos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico-AVC

A primeira semana de 2020, começou com uma captação e múltiplos órgãos no Hospital São José. O doador foi um homem de 58 anos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico-AVC. Os familiares, conscientes da importância quanto a doação de órgãos, autorizaram a captação. Foi possível realizar a captação para doação de rins, fígado e globos oculares.

Segundo a enfermeira da Comissão Hospitalar para Transplante (CHT) do Hospital São José, Jaqueline Martins, a parte mais difícil de todo o processo é a abordagem familiar.

“O paciente deu entrada no hospital e foi atendido imediatamente pela equipe especializada no atendimento para AVC, que segue um protocolo extremamente rápido para este tipo de atendimento, e avalia inúmeros critérios. Além de realizar todos os exames necessários para constatação ou não da morte encefálica. Apesar de todo o esforço das equipes médicas, devido a lesão cerebral ser extensa, o paciente acabou não resistindo. Um dos momentos mais difíceis a partir de então, é quando precisamos falar com a família. Esta abordagem é muito difícil pra gente. Em meio a dor e sofrimento da família, precisamos conversar sobre a doação dos órgãos. Mas na grande maioria das vezes as pessoas compreendem e querem ajudar o próximo”, relata Jaqueline.

De acordo com os integrantes da CHT, quando a família autoriza a doação de órgãos é possível salvar várias outras pessoas. “O sim da família permite que outras pessoas sobrevivam. Isso é um ato de nobreza”, destaca a enfermeira.

Captação de órgãos

A captação consiste em realizar um procedimento cirúrgico regulamentado por lei, onde é possível realizar o procedimento de captação de um ou mais órgãos; ou tecido. O órgão que não pode mais realizar sua função normal (doente) é substituído por outro saudável. O órgão substituído tem por objetivo melhorar a qualidade de vida do receptor. Para isso, é preciso que haja doadores.

Em 2019, havia 537 pessoas em Santa Catarina na fila de espera por algum órgão, segundo dados da Secretaria do Estado de Saúde.

  • Fila de 537 pessoas
  • Rim – 386
  • Córnea – 56
  • Medula óssea – 58
  • Fígado – 24
  • Rim/pâncreas – 8
  • Coração – 4
  • Pâncreas – 1