Balneário Rincão fecha ano com segunda etapa do calçadão concluída

81

Prefeito Jairo Celoy Custódio tem executado obras em todos os bairros de município, principalmente de pavimentação

Em 2019 a administração de Balneário Rincão procurou aproveitar para melhorar a infraestrutura e deixar o município em melhores condições para os moradores, visitantes, veranistas e turistas. Após o sucesso da primeira parte do calçadão na última temporada 2018/2019, o prefeito Jairo Custódio não hesitou em fazer a segunda etapa e que já estará à disposição para a população nesta temporada de verão. “Queremos fazer uma grande temporada e fazer com que Balneário Rincão seja cada vez mais procurado por veranistas e turistas para a temporada de verão”, destaca o prefeito.

Jairo Custódio pontua que 2019 foi um ano de muito trabalho e realizações, começando pela inauguração do primeiro berçário do município, no bairro Pedreiras, e com a finalização do segundo berçário no Centro, que será entregue no começo do ano letivo de 2020. Na educação, a administração entregou as obras de reforma e ampliação do CEI do Bairro Pedreira, do CEI da Zona Sul e ainda a reforma e ampliação do CEI Peixinho Dourado, que também será entregue no começo do ano de 2020.

Na educação, a administração municipal ainda entregou uniformes e material escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino, com cerca de 1.200 alunos. O prefeito já anunciou que fará a reforma e ampliação de mais dois Centros de Educação Infantil. Um no bairro Mirassol e outro no bairro União. Porém o grande passo de qualidade dado pela Prefeitura foi o convênio assinado com a Universidade do Extremo Sul (Unesc), que implantou um polo de ensino no município. A universidade já implantou e está em andamento os cursos de Pedagogia, Turismo e Administração. Já o Instituto Federal de Santa Catarina levou para Balneário Rincão cursos profissionalizantes.

Na infraestrutura o Balneário Rincão deu um salto de desenvolvimento, chegando a quase 20 quilômetros de pavimentações. No Centro foram feitas, entre outras, as ruas São Paulo e Hercílio Luz. Já através do Orçamento Comunitário, a prefeitura tem pavimentado ruas nos bairros Pedreiras, Lagoa dos Freitas e Lagoa do Faxinal. Ainda terão início nos próximos dias as ruas selecionadas na Urussanga Velha, Rincão Sul e Centro. Na Saúde, a secretaria realizou mutirões em ressonância magnética, cateterismo, cataratas e outros exames e a implantação do programa de próteses dentárias.

“O Rincão vive um novo momento, estamos focados em administrar nossa cidade, investindo na educação, saúde e infraestrutura, mas não nos esquecemos da segurança pública. Em parceria com a Policia Militar, doamos um carro e armas para a PM, a Polícia Civil também adquiriu armas e um veículo, através da parceria com a prefeitura e não foi diferente com o bombeiro, que também adquiriu um carro”, destaca o prefeito.

Geração de emprego e renda

Jairo Custódio lembra que a cidade vive um novo momento com as obras realizadas e tem atraído novos investimentos. Somente neste ano, 23 empresas anunciaram que irão se instalar na área industrial no bairro Pedreira. Devido à grande procura, a administração tem procurado aumentar a área industrial ou criar um novo espaço. “Todos os dias recebemos empresários com o interesse de instalar sua empresa em nossa cidade. Isso gera emprego e renda, e continuaremos em busca de mais empresas para que nossa cidade cresça cada vez mais”, projeta.

Todo o investimento feito, segundo o prefeito é para o município ganhar destaque em outras regiões para atrair mais visitantes e turistas. “Investimos em educação, saúde, infraestrutura, segurança pública e geração de emprego, mas também no turismo. No começo da nossa administração focamos no turismo, organizamos. Hoje estamos no mapa do Turismo Brasileiro, e isso não foi da noite para o dia, foi muito trabalho, investimento e organização. Você pode andar hoje pela cidade e ver a mudança, a autoestima das pessoas melhorou, temos orgulho da nossa cidade. Você pode notar no ramo da gastronomia, várias bares e restaurantes abrindo, isso gera emprego e renda, e é reflexo do investimento na área”, comemora Custódio.

Porém o prefeito avalia que o seu mandato somente termina em 2020 e até lá ainda pretende fazer muita coisa pelo município, mesmo sendo um ano eleitoral. “O poder público não pode parar por causa de uma eleição, temos muitas ações e obras que continuarão e iremos iniciar outras obras, como pavimentações, creches, praças e investimentos em saúde e educação. O ano de 2020 será de muito trabalho, como foram os anos de nossa administração”, conclui o prefeito.