Temporal deixa casas sem energia, alaga ruas e causa estragos

55

Conforme previa os institutos de meteorologia, a quinta-feira teve calor e temporal, típicos desta época do ano na região Sul de Santa Catarina

Conforme previa os institutos de meteorologia, a quinta-feira (12) teve calor e temporal, típicos desta época do ano na região Sul de Santa Catarina. Havia também previsão de granizo. E tudo isso veio. Içara, Criciúma e Balneário Rincão tiveram prejuízos com o forte vento, seguido de chuva e granizo, raios e trovões.

De acordo com Márcio Sônego, climatologista da Epagri, foram registradas quedas de granizo em Içara, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Pedras Grandes, Maracajá.

Em Içara, a chuva alagou algumas ruas, o que deixou veículos ilhados em pontos da Avenida Procópio Lima e Rua Vitória. O vento forte derrubou placas e danificou a estrutura de pelo menos sete unidades de ensino. O maior dano ocorreu na Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, no bairro Raichaski. Parte do telhado foi levado pelo vento e o forro cedeu, causando estragos dentro de salas de aula. Não havia alunos no local. Ainda no Raichaski, moradores relatam que casas e prédios tiveram telhas arrancadas.

O vento forte também afetou a distribuição de energia elétrica. A Cooperaliança, de Içara, registrou falta de energia nos bairros Primeira Linha, Barracão, Esplanada, pontos de Balneário Rincão e parte da Quarta Linha, em Criciúma. Na área central de Içara houve queda, mas a energia voltou em meia-hora.

Em Criciúma, segundo a Defesa Civil de Criciúma, a Quarta-Linha foi o bairro que apresentou mais danos, com quedas de árvores também. “Houve ainda destelhamento parcial de uma casa e de uma garagem na Superintendência da Quarta Linha. Duas árvores caíram, uma na Quarta Linha e outra no São Luiz”. Uma das árvores caiu sobre a rede elétrica e foi necessário chamar a Celesc. Outra árvore, a própria equipe da Defesa Civil fez o corte e desobstruiu o bloqueio da estrada.

Oito blocos do Condomínio Residencial San Diego, na Quarta Linha, foram destelhados durante temporal. Há no local 20 blocos, que abrigam 320 famílias.

A Celesc registrou falta de energia elétrica em 3.689 unidades consumidoras em Criciúma, e 658 unidades em Içara.