Crescimento

Termômetro importante da economia, o mercado da Construção Civil termina o ano com dados positivos e com a projeção de crescimento para 2020. A construtora Baldissera, por exemplo, está preparando o lançamento de uma série de loteamentos. “Estamos apostando na retomada deste crescimento da economia. Além disso, investir em imóvel segue sendo uma alternativa segura e rentável e estamos preparando lançamentos para ampliar o leque de opções dos nossos clientes”, argumenta o empresário Samuel Baldissera. Entre os lançamentos, destaque para um condomínio de alto padrão no Balneário Rincão. Com a selic em baixa, investir em imóvel é cada vez mais atrativo. Além disso, há um outro fator que contribui para a Baldissera ganhar cada vez mais o mercado. Na hora de investir em imóveis, credibilidade é fundamental, e isso a Baldissera tem de sobra.

No aeroporto

Outro termômetro da economia é o setor da aviação. Mesmo com contratempos, com empresa suspendendo parcialmente os voos, a RDL Aeroportos fecha 2019 avaliando de maneira positiva as operações no aeroporto de Jaguaruana. “Prova disso é que em 2020 devemos ter pelo menos mais dois voos. Um deles será a ligação com o aeroporto internacional de Guarulhos. O outro será um voo regional ligando as cidades de Santa Catarina e os estados vizinhos”, pontua André Costanzo, responsável pelo departamento comercial da gestora do Aeroporto Humberto Bortoluzzi.

Deu o previsto

Vereador Felix Bertan é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça. Deu o previsto. A chapa montada por ele garantiu cinco dos nove votos possíveis e derrotou o grupo liderado por Raimundo Marques e que tinha o apoio dos dois parlamentares governistas. A missão de Felix agora é coordenar o legislativo no último ano da atual legislatura, em pleno período eleitoral. Terá a missão de manter a independência do legislativo e garantir uma câmara enxuta, funcional e parceira do desenvolvimento da cidade.

Volta dos pardais

A Justiça Federal de Brasília suspendeu uma determinação do presidente Jair Bolsonaro e decidiu que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deve restabelecer o uso de radares móveis em rodovias de todo o país. O juiz Marcelo Monteiro, da 1ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, disse que a decisão de Bolsonaro foi ilegal e deu prazo de 72 horas para a retomada da fiscalização. Governo já avisou que vai recorrer.

Os chineses

Professor e economista Enio Coan disse na manhã de ontem, durante entrevista a Massa FM, que não há previsão de queda no preço da carne nos próximos dias. Com os produtores preferindo vender para a China, está faltando carne no mercado nacional. Essa escassez fez o preço disparar. Em alguns casos, o aumento chega aos 100%. Mesmo com preços também em elevação, frango e carne suína ainda seguem sendo alternativas.

Mais militares

O governador Carlos Moisés anunciou a chamada de 500 alunos soldados e 35 alunos oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) no próximo dia 6 de janeiro. Aprovados em concurso público realizado neste ano. Os convocados vão passar por curso de formação para só então serem distribuídos pelas cidades catarinenses.

Na capital

Integrantes da Comissão de obras da Câmara de Vereadores de Criciúma apresentaram o projeto para a conclusão das obras do Porto Seco ao presidente da Assembleia Legislativa Júlio Garcia. Segundo o vereador Salésio Lima, o investimento de seis milhões de reais deve assegurar a geração de pelo menos 3 mil empregos diretos para Criciúma e região.

Ano que vem

O Plano Diretor de Içara só será votado mesmo em 2020. A informação foi repassada pelo vereador Toninho de Mello. Em entrevista a Massa FM, ele confirmou a audiência pública para a próxima terça-feira, mas lembrou que não haveria tempo para apresentar as emendas e votar ainda esse ano. A aprovação do plano deve ocorrer na segunda quinzena de fevereiro.