Acic e Satc promovem evento para discutir sustentabilidade

35

Ideia é difundir a agenda das Organizações das Nações Unidas para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade até 2030

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Satc e o Comitê Local do Movimento ODS Santa Catarina promovem encontro hoje para discutir o “Desenvolvimento Sustentável como fator competitivo nas organizações”. A ideia é difundir a agenda das Organizações das Nações Unidas para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade até 2030.

Uma das maneiras de alcançar as metas estabelecidas pela ONU ainda em 2015 é trabalhar os ODS por meio de parcerias. Desta forma, Acic e Satc se unem para instigar empresas e organizações públicas a aderirem ao movimento. O evento desta quinta-feira, às 15h, conta com a participação de lideranças e palestrantes debatendo cidades sustentáveis e a Plataforma 2030 Today.

Para o presidente da Associação Empresarial, Moacir Dagostim, discutir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é um dever da região. “O mundo inteiro está engajado nos ODS, procurando melhorar a sociedade, por isso é tão importante estarmos conectados a este debate. A ideia é ser signatário para que nossos associados repliquem as metas definidas pela ONU”, afirmou.

A discussão sobre a incorporação das empresas aos ODS, para o diretor executivo da Satc Fernando Zancan, é uma necessidade. “As empresas precisam se atentar a esta temática já que a União Europeia, por exemplo, já sinalizou que só fará negócios com signatários aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, disse Zancan.

O que são os ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. Os 17 ODS envolvem temáticas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, redução das desigualdades, governança, entre outros aspectos.