Içarense lança livro em feira de literária no Rio de Janeiro

60

Ivan Réus Viana, com o pseudônimo de Joaquim Netto, escreveu O Uivo do Lobo, uma história medieval

Desde muito cedo, Ivan Réus Viana foi aficionado por leitura e literatura medieval e histórica. No Campo Mãe Luzia, onde foi criado próximo ao avô, Joaquim Réus Netto, sentia que nos livros que lia faltavam ainda mais coisas que gostaria de estar adentrando na narrativa. Foi ali que começou a esboçar algo a mão, escrevendo em cadernos, e quando percebeu já tinha algo pra dois livros.

“Separei e escrevi este que será o primeiro de uma trilogia com três ou mais livros”, conta o autor de O Uivo do Lobo, história medieval, onde passado e presente se entrelaçam. Esta obra de 220 páginas foi lançada no fim de semana na 4ª edição da Feira Literária Ler, no centro do Rio de Janeiro. “Pretendo lançar o segundo ano que vem”, revela.

No livro, Ivan usa o pseudônimo Joaquin Netto, nome do avô, falecido em 2012, como uma forma de homenagem e gratidão.

O enredo é uma ficção histórica medieval. “Um romance que trata de assuntos contemporâneos, com crítica ao meio social que estamos vivendo atualmente e nos remete a pensar no hoje estando num tempo medieval”, explica Ivan.

Amor, guerras, traições e viagens por paisagens incríveis conduzem a história até que Horvin, o neto (sétimo de seu nome), se torne o protagonista e passe guiar o leitor por aventuras. O livro já está à venda no site da editora Albatroz e ainda esta semana deve chegar às livrarias online, como Cultura, Catarinense, Amazon e Saraiva.

Içarense de 28 anos, Ivan é graduado em Ciências Biológicas, tem MBA em Gestão e Políticas Públicas Municipais, é mestre em Ciências Ambientais e cursa hoje doutorado em Ciência Política. Ele tem passagem por 17 estados brasileiros e três países, onde aproveitou para registrar paisagens e modos de vida diferentes. Há 10 anos está envolvido com a política do sul catarinense, onde já foi assessor da presidência da Câmara Municipal e diretor-superintendente da Fundação de Meio Ambiente e Içara.

A glória do avô pode ser passada para filho e neto?

Urep encontra-se em estado de paz, porém em seu passado recente momentos conturbados deixam grandes marcas que podem voltar à tona num futuro próximo. Este reino próspero para viver e terras férteis possui sete grandes clãs. O maior deles – Duphei – é comandado por Horvin, o quinto de seu nome. Tomado de força e autoridade, foi o único homem que conseguiu reunir todos os clãs para lutarem pelo reino tempos atrás contra uma ameaça vinda do outro lado do mar, da distante terra de Elihc. Desde então, sua fama e prestigio correm os quatro cantos de Urep. Rodeados de fatos vividos por Horvin, o avô, que influenciam o presente de Horvin, o filho, e podem guiar o futuro de Horvin, o neto.

Diante de uma guerra prestes a levar um reino a ruínas, somente um homem terá o poder de unir todos os clãs a favor de uma causa comum – a sobrevivência de um reino.