Içara 2019

Com os dados divulgados na quinta-feira (21) pelo Caged, Içara chega neste ano a geração de 875 vagas de trabalha com carteira assinada. O número é praticamente o dobro daquele registrado ao longo do ano passado. O dado também confirma Içara atrás apenas da cidade de Criciúma na geração de postos de trabalho. “O número poderia ser um pouco melhor, mas são dados positivos e mostram a força da economia da nossa cidade”, avalia o prefeito de Içara. Para Murialdo Gastaldon 2020 tem tudo para ser ainda mais positivo. “Acho que vai ser um ano espetacular. Temos dois grandes empreendimentos, Combo e Carrefour para inaugurarem. Só estes dois devem gerar 500 postos de trabalho. Não são apenas estas empresas, mas elas servem de exemplo sobre o que está por vir”.

Empolgado

Conversei com o secretário Paulo Brígido na sexta-feira (22), na Massa FM. Na pauta os preparativos para o Natal. Ele garante que a cidade vai ter uma decoração diferenciada que vai encantar todas as idades. Paulo também está empolgado com a perspectiva de crescimento nas vendas. Aposta no melhor Natal dos últimos cinco anos. “O Natal amolece os corações e já estamos sentindo essa diferença. A economia está melhorando, de maneira tímida é verdade, mas já dá sinais de melhora e temos que apostar em uma retomada. Içara também tem uma situação a parte. A economia é a mais forte da região ao longo dos últimos anos e isso reflete na hora das vendas”.

No Condomínio

Brígido, aliás, tem feito visitantes constantes as obras do Condomínio Luís Henrique da Silveira. Espaço está com as obras em estágio adiantado. Tanto é que o Governo já coloca na alça de mira o processo licitatório para procurar as empresas interessadas em ocupar os 12 espaços que ficarão com o Governo. Os outros 30 terrenos serão negociados pela empresa que executa a obra. Segundo o secretário Paulo Brígido, já há empresas interessadas em se instalar no espaço.

Cancelado

Câmara de Vereadores de Içara faria uma homenagem aos evangélicos em sessão solene do Legislativo. O evento acabou cancelado. Tentei obter informações sobre os motivos, mas não obtive retorno. O meio evangélico é a base eleitoral de Israel.

No comando

A Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) passa a contar a partir da próxima quinta-feira, dia 28, com uma nova superintendente. A engenheira ambiental Taynan Toretti, de 29 anos, assumirá a pasta. Com experiência na área acumulada desde 2011, ela terá muitos projetos para os próximos meses, que serão realizados também nas comunidades.

Tem que mexer

Prefeito Murialdo Gastaldon me disse na sexta pela manhã, durante entrevista ao Bom Dia Prefeito, da Massa FM, que a SC 445 deverá obrigatoriamente passar por intervenções no primeiro semestre do próximo ano. Segundo ele, com a ativação do Combo e do Carrefour o movimento deve crescer consideravelmente. Além disso também será necessário criar uma nova rota de entrada para estes empreendimentos garantindo segurança os motoristas e fluidez ao trânsito.

Vai ser menor

Reajuste do salário mínimo para o próximo ano será ainda menor que os 1030 previstos pelo Governo. Como a partir deste ano o mínimo é reajustado apenas pela variação da inflação, sem ganho real, à medida que os índices encolhem, o salário do brasileiro também vai emagrecer.