Espetáculo teatral Girândola estreia hoje em Criciúma

117

Grupos Cirquinho do Revirado e Cirandela estreiam novo espetáculo de teatro, resultado de três anos de pesquisa sobre o universo que permeia um sonho de Natal

Os grupos de teatro Cirandela e Cirquinho do Revirado, ambos de Criciúma, estreiam neste fim de semana um novo espetáculo teatral. “Girândola – Um espetáculo de luz e sonhos” é uma peça sobre o Natal. A agenda prevê apresentações em Criciúma, hoje, na Chegada do Papai Noel ao Shopping Della, em Siderópolis, no sábado (23), no Santuário Aguaí, e em Sombrio, domingo (24), no Sombrio Moda Shopping, sempre às 19 horas.

Na peça, os criciumenses entrelaçam as linguagens do teatro e da música. A pesquisa durou três anos e, segundo os atores, levou-os a conclusão que o eixo norteador não era apenas Natal e sim “o sonho”.

“Unimos som, palavra e movimento para falar de sonho, dos sonhos. Do sonho que nos move e nos transforma, mas principalmente do sonho que é coletivo, que é de todos. Do impulso de sonho que é combustível de revolução. Do sonho que pulsa como único pulso, onírico e utópico, de mudar o mundo através dos sonhos, que a cada giro se torna mais realidade”, comentou o ator Reveraldo Joaquim.

Reveraldo ainda explica que o projeto é fruto de um sonho, uma montagem de realização independente, financiada pelos dois grupos. “Sustentados no sonho de que a arte pode fazer grandes micro revoluções reais, que transformam realidades. Por isso nos unimos em parceria”, apontou.

Para esta montagem, os grupos misturam tecnologias, luzes, som, músicas e um cenário que vai além dos nossos sonhos, algo que ajuda na narrativa e na construção desta encenação divertida, emocionante que pretende trazer o público para um sonhar coletivo.

O texto da peça é de Luan Marques Joaquim. “O testo traz toda a poesia e filosofia que se alcança em um giro ao redor do mundo, com a crítica que se espera ao enxergarmos a realidade do mundo que se passa no giro do ano”, avalia o autor.

A peça trata de um sonho que dura um ano. A sinopse divulgada pelo grupo conta que se trata de “alguém que sonha e encontra no sonhar seu maior sonho. Sonhar em conhecer, sonhar em descobrir, ser missão e esperança. A própria boa nova! Todas as festas do ano reunidas em uma só, toda festividade em acordo com o tempo de um giro ao redor do sol, em harmonia com as estações, as estações pelas quais passa quem sonha. O tão sonhado presente de Natal se desdobra em sonho literal, mostrando que o presente pede mudança. O nosso presente é o presente de todos. E é Girândola, sonho!”

O espetáculo já tem na agenda apresentações nas cidades de Navegantes, Joaçaba, Descanso, Sombrio, Chapecó, Concórdia e em Caxias, no Rio Grande do Sul.

Ficha Técnica

  • Realização: Grupo Cirandela e Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado
  • Elenco: Priscila Schaucoski, Yonara Marques, Bruno Andrade e Reveraldo Joaquim
  • Texto: Luan Marques Joaquim
  • Cenário, figurinos e adereços: Grupo Cirandela e Cirquinho do Revirado
  • Direção: Coletiva
  • Músicas: Bruno Andrade e Priscila Schaucoski
  • Operadores: Fabio Murilo e Marcela Marques
  • Iluminação concepção: Marcelo Ciepielewski
  • Costureira: Dona Seoli
  • Efeitos especiais em LED: Teatromática
  • Fotos: Gilmar Axé
  • Apoio: Restaurante Boca Peron, Caep e Cpc Capela Nossa Senhora Aparecida, Foto Axé.
  • Assessor de imprensa: Antonio Rozeng