Sinuca ganha cada vez mais espaço como prática esportiva

368

Esporte proporciona benefícios como controle da ansiedade e concentração aos seus praticantes, além da socialização

Antes vista apenas como um jogo voltado ao lazer e à diversão, a sinuca tem ganhado cada vez mais espaço como prática esportiva. Este esporte proporciona benefícios como foco, equilíbrio emocional, tranquilidade, controle da ansiedade, concentração e estratégias de defesa e ataque sobre seus adversários.

Além disso, a sinuca proporciona aos seus praticantes um ambiente saudável de competição e lazer, onde são construídas amizades e há a troca de experiências e ensinamentos. “A sinuca faz bem para o corpo e para a mente. É um esporte que ajuda a desenvolver habilidades como estratégias de jogos, probabilidades, cálculos de ângulos, entre outras”, destacou Carlos Roberto Roncaglio, coordenador da Sinuca da Sociedade Recreativa Mampituba.

É um esporte que exige talento. Porém, por ter uma carga intensiva de treinos, leva a melhora das técnicas necessárias para atingir melhores resultados. Para Roncaglio, a forma física é um fator que também tem influência no desempenho do sinuquista. “Tem-se a ideia de que o jogador de sinuca não precisa manter o condicionamento físico, mas é apenas impressão. Isso porque um jogo pode demorar horas e a forma física ajuda a manter concentração, equilíbrio, força e precisão”, ressaltou.

Para todos

Mundialmente, a sinuca já é praticada por homens e mulheres em várias categorias. Já no Brasil, vem se difundindo e popularizando como prática para ambos os sexos. “Acreditamos que o esporte ganha mais visibilidade e credibilidade quando as mulheres se envolvem”, disse o coordenador da Sinuca Mampituba. Atualmente no Brasil a Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca tem em seu calendário anual Campeonatos Masculinos e Femininos que enriquecem o esporte praticado.

Marginalizado

O coordenador da Sinuca afirmou que o esporte foi, por muito tempo, marginalizado. “Mas existe um movimento forte em direção a moralização do esporte como prática esportiva e também de lazer. E essa conquista se dá dentro de estruturas construídas para receber e desenvolver esta prática”, esclareceu.

Atualmente, a Sociedade Recreativa Mampituba oferece aos sócios uma das melhores estruturas de Santa Catarina e do Brasil, com um salão profissional. Mais de 100 atletas praticam diariamente o esporte no clube. “Temos uma estrutura com oito mesas profissionais brasileiras e um mesa profissional inglesa, além de espaço recreativo, alimentação e bebidas”, contou Roncaglio.

No Clube, são realizados vários eventos voltados a sinuca como: Campeonato Interno de Sinuca (do qual a participação é exclusiva de sócios), Campeonato Municipal de Sinuca (aberto aos sócios e convidados), duas etapas do Campeonato Catarinense de Sinuca (com a participação de atletas de todo o estado). Além disso, muitos atletas representam o Clube em etapas do Estadual e Brasileiro de Sinuca.