Comissão propõe alterações no Plano Diretor

20

Vereadores irão aumentar o número de encontros para tentar aprovar o documento até o fim do ano

O Plano Diretor de Içara está em fase de análise na Câmara de Vereadores, que tem se reunido mensalmente para aprimorar o documento a ser votado até o fim deste ano. Para que seja votado ainda em 2019, foi criada uma Comissão Temporária na Câmara de Içara. O plano entra nas questões mais polêmicas. No encontro de quarta-feira, foram debatidos sobre o gabarito de altura de edifícios, onde a proposta do PD em tramitação apresenta térreo mais um andar na grande maioria dos bairros.

Os vereadores pretendem alterar o tamanho para térreo e mais cinco andares. Em alguns pontos da cidade, o Plano prevê o térreo e mais oito pavimentos. Também o Plano Diretor da Via Rápida e a sua lei de criação deverão ser analisados pelos vereadores. “Precisamos das informações referentes à Via Rápida, pois o objetivo é transformar as marginais da rodovia em área industrial. Como não existe uma definição sobre a permissão do acesso direto na pista, é necessário então avaliar a possibilidade de criação de acessos laterais para as futuras indústrias”, explicou o presidente da comissão vereador Antônio de Mello.

Outro ponto polêmico que deve ser tratado no Plano Diretor é uma proposta do Executivo de alterar uma área industrial no bairro Demboski para que seja construído um loteamento popular. “Não podemos prejudicar uma empresa que gera um bom número de empregos e também não permitir que se crie um loteamento próximo ama empresa de produtos químicos”, pontua o presidente da Comissão.

Para acelerar os trabalhos, os vereadores definiram que na próxima semana a comissão terá duas reuniões sendo na quarta e quinta-feira. E as alterações já definidas serão apresentadas para inclusão no novo Plano Diretor. “Vamos com as novas propostas começar a formatar as emendas para o projeto, e depois de tudo pronto será convocado uma audiência pública para apresentar e debater com a sociedade”, frisou de Mello.