A segunda economia

Dados oficiais que monitoram o movimento econômico das cidades da região mostram que Içara caminha para se tornar, em breve, a segunda maior economia do Sul do Estado. Araranguá já foi ultrapassada faz um certo tempo e agora, Tubarão também deve ser superada pela capital do Mel. Se a curva for mantida, isso pode ocorrer em no máximo dois anos, bem antes do que se imaginava. Hoje, a diferença no valor agregado entre as duas cidades está em menos de 400 milhões. Os números confirmam a curva positiva registrada na cidade de Içara ao longo dos últimos anos com um crescimento acima da média da região, do Estado e do País. Avaliação de quem acompanha essa evolução é de que a cidade conseguiu criar o ambiente ideal para a atração de novas empresas e a geração de trabalho e riqueza. A tendência, aliás, é que o ritmo de crescimento ganhe ainda mais força com a ativação do Intermodal, do condomínio Luiz Henrique da Silveira, do Combo Giassi e o Atacadão da Carrefour. As previsões são para lá de otimistas e a preocupação principal na cidade tem que ser manter esse ambiente positivo, manter a pauta. É sem dúvida, o desafio maior para os próximos anos.

Voltando

Vereador Ademir Honorato está voltando a carga com a proposta de emenda à lei orgânica que proíbe vereador de assumir a função de secretário. “A única possibilidade nesse caso é o vereador renunciar ao mandato”, argumenta o parlamentar.

 

Aberto

Processo licitatório para a reforma do antigo Ministério Público do Trabalho está aberto. Estrutura vai dar espaço a nova sede do Legislativo de Criciúma. Projeção do presidente Miri Dagostin é de realizar as primeiras sessões no novo espaço ainda neste ano.

Como previsto

Deputado Jesse Lopes protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei autorizando a venda do Palácio da Agronômica, residência oficial do governador de Santa Catarina. Não se trata de uma novidade. Jessé já havia se manifestado sobre isso na última semana. Concedeu entrevista a Massa FM e frisou que considerava um privilégio desnecessário o governador ter um palácio pago com o dinheiro do catarinense. É preciso dizer, no entanto, que a venda dificilmente seja praticada.

Uma CPI para a Afasc

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou na sessão desta segunda-feira a criação de uma CPI para investigar a gestão da Afasc entre os anos de 2013 até 2019. A proposta foi apresentada pelo vereador Arleu da Silveira (PSDB). Em entrevista ao Microfone Aberto da Massa FM, Arleu justificou o pedido. “Nas últimas sessões, os vereadores Ademir Honorato e Júlio Kamisnki falaram que a Afasc é uma caixa preta. Então estamos abrindo esta caixa. Vamos investigar e se existir algum equívoco punir os responsáveis. O Governo não trabalha com erro, trabalha com o acerto”, destacou. Segundo Arleu, o próximo passo é definir a composição da CPI e em seguida definir as primeiras atividades. “Vamos definir a composição e começar a trabalhar. Regimentalmente temos 90 dias de prazo prorrogáveis por mais 90. Posso garantir que vamos fazer um trabalho justo e transparente”.

Moção do Legislativo

Os medalhistas de ouro no 6º Prêmio Acic de Matemática receberam moções de aplausos da Câmara Municipal de Içara ontem. O vereador Itamar da Silva proponente das homenagens entregou as moções para os estudantes da Escola Quintino Rizzieri Ana Luiza Garcia da Rosa, Gustavo Tibimkoski Januário e Alessandro Matias Machado. E para Gustavo Fernandes Marcelino, aluno da Escola José Fernandes Silveira. “As moções são necessárias pela brilhante participação dos alunos. Essas conquistas representam o esforço e empenho dos estudantes, professores e escolas”, destacou o vereador Ita.