Içara destaque na Firjan

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro divulgou nesta semana um estudo com o desempenho econômico de 5.337 cidades brasileiras. O índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2019 tem como base os dados fiscais oficiais de 2018. Ele é composto por quatro indicadores: IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos. Içara ganhou destaque quando o assunto é o Investimento. Nesse estudo, segundo a Firjan, é avaliada a parcela da receita total dos municípios destinada aos investimentos, aqueles que geram bem-estar à população e melhoram o ambiente de negócios. O estudo mostra que Içara tem nota 0,778 em um índice que pode chegar a 1. Número que coloca o município com a 54ª cidade que Santa Catarina que mais aplica nesta área e deixa o município na posição 852 no cenário nacional. O número é positivo, mas, se comparado ao do ano passado, revela uma leve queda, já que desde 2013 a cidade vinha recebendo a nota máxima neste quesito.

Tem dinheiro

Deputado Marcos Vieira disse nesta segunda-feira, durante entrevista a Massa FM, que a Assembleia Legislativa já analisa a proposta orçamentária encaminhada pelo governador Carlos Moisés. Garantiu que o texto deve sofrer alterações. Fez questão de destacar que não concorda com as alegações do Governo. “Ele vive dizendo que não há dinheiro, mas não é verdade. Há dinheiro sim, a arrecadação está crescendo e vamos defender que o Governo atenda as principais reivindicações dos catarinenses”.

Com emenda

A proposta que trata do pagamento de médicos especialistas via produtividade em Içara deve ser aprovada nesta terça-feira em Içara. A informação é da secretária Jaqueline dos Santos. Nesta segunda, em entrevista ao Microfone Aberto, ela disse que a proposta vai receber uma emenda sugerida pelo Ministério Público depois de uma reunião. Jaque garante que a proposta terá resultado positivo para todos. “Vai ser positivo para os médicos, para a prefeitura e principalmente para a população. Ficou uma boa proposta e tenho certeza que vai agradar”, aposta.

Sem Moisés

Governador Carlos Moisés não deve vir a Criciúma para ciceronear Eduardo Bolsonaro. Não é de hoje que o governador não mantém boa relação com a parte mais bolsonarista do partido no Estado. Na última semana, logo depois que a vinda de Eduardo foi confirmada, o governador fez críticas ao filho do presidente por seus recentes posicionamentos.

Treinando

Futuros guardas vidas civis que vão atuar nas praias da região durante a temporada começaram o treinamento nesta segunda-feira. Segundo o major Henrique Piovessan, a operação veraneio inicia no dia 30 de novembro, mas no feriado da República alguns homens já estarão à beira-mar. “Não com todo o efetivo, mas vamos estar nas praias porque se a temperatura estiver boa, a tendência é que tenhamos um dia de movimento intenso nas praias”, argumenta.

Turismo

Colegiado de Turismo da Amrec apresentou ontem em Orleans o projeto Quatro Estações. No foco, o fortalecimento do turismo na região carbonífera com o surgimento de um calendário integrado entre todas as cidades da região. “Foco é destacar as nossas potencialidades e mostrar o quanto esse setor pode crescer. Nosso projeto vai ser modelo para o restante do estado”, argumenta Arlan Mello.

Conscientizando

Novembro é todo dedicado a conscientização dos homens. Não é só câncer de próstata. A doença, por conta de todo o preconceito, é sim o pano de fundo, mas o foco é a saúde do homem como um todo. Tradicionalmente os homens fogem dos médicos. Por isso, a importância para aproveitar o mês e tentar levar os mais teimosos para se consultar.