Almoxarifado da Saúde de Criciúma receberá novos medicamentos

677

Local já possui 177 medicamentos que são distribuídos nas unidades de serviços especializados

Remédios para tratamento de Parkinson, asma, ácido fólico em gotas, xarope fitoterápico de guaco são alguns dos medicamentos que o Almoxarifado da Saúde de Criciúma receberá no próximo ano. A definição dos medicamentos foi feita pela Câmara Técnica Regional de Assistência Farmacêutica da Amrec e incorporada à Relação Municipal de Medicamentos (Remume).

De acordo com a relação, 177 medicamentos são distribuídos em todas as Farmácias Básicas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Especialidades em Saúde (CES), Policlínica do Rio Maina, Unidades 24h da Boa Vista e Próspera. Além da Farmácia Escola e Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar (PAMGC), ambas localizadas nas Clínicas Integradas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Melhorias no almoxarifado

Com uma equipe de 14 colaboradores coordenados por uma gerência técnica e uma administrativa, o almoxarifado é responsável pelo fornecimento de medicamentos gerais e controlados, material médico hospitalar, fórmulas alimentares e dietas, materiais de higiene e limpeza, material de expediente e material odontológico.

Conforme cronograma pré-estabelecido, as unidades são atendidas mensalmente e quando solicitado por meio de pedido complementar. Nos últimos anos, o local vem passando por melhorias, entre elas a instalação de ares-condicionados para controle de temperatura.

O sistema Celk, utilizado pela Secretaria da Saúde auxilia os profissionais na organização e controle de entrada e saída de produtos. “Todos os produtos possuem uma etiqueta nominal, que é encaminhada para a unidade com uma guia de transferência dos produtos.   Recebem, conferem, dão entrada, lançam no sistema e fazem o manejo conforme procedimento do local”, comentou o gerente administrativo do Almoxarifado, José Carlos de Oliveira.

Uma das competências do almoxarifado é a entrega mensal via unidade básica de saúde de fraldas e outros materiais para aproximadamente 500 pacientes, cadastrados por assistentes sociais, que utilizam sonda e são acamados, amputados, deficientes físicos, entre outras condições.

As doses de insulina do município são mantidas sob refrigeração no Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar (PAMGC), localizado nas Clínicas integradas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Juntamente com os insumos para acompanhamento de diabetes.

Há um setor odontológico, exclusivo para as 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que contém serviço odontológico. Diferente dos medicamentos, a maioria dos produtos são descartáveis. As mercadorias são recebidas com notas fiscais, é dado entrada e é feito a transferência.

“Temos cerca de 400 produtos, os mais utilizados são gases, algodão em rolete, álcool e papel toalha. Mantemos aqui os materiais educativos e kits utilizados nas escolas para campanha do flúor. Além de consultórios e raio x portáteis, que os profissionais usam para atendimento domiciliar aos pacientes”, disse a técnica de saúde bucal e almoxarife do setor, Lucitania Fernandes.