Dia para lembrar os mortos

205

Semana foi de preparação e limpeza das capelas e túmulos para o Dia de Finados

Neste sábado, Dia de Finados, é uma data de homenagear nossos entes queridos. Em Içara e região, a semana foi de muito trabalho em todos os cemitérios para realização de limpezas e reparos nas capelas e túmulos. Em toda a região, as paróquias também programaram missas a serem realizadas nas capelas mortuárias.

Em Içara, a administração municipal realizou nos últimos dias uma série de instalações visando a data. No cemitério do Centro, foram realizadas trocas no sistema de tubulação, além da instalação de uma caixa d’água de 7.500 litros. Além da instalação da caixa d’água, foram realizados reparos na iluminação. O mesmo trabalho foi realizado nos cemitérios da Boa Vista e da Vila Nova, além de limpezas, que são realizadas durante todo o ano.

De acordo com a diretora de Gestão de Recursos Humanos, Ana Paula Joaquim Lima, o objetivo é contribuir para que não tenha falta de água. “Realizamos esses reparos pensando em distribuir mais capacidade de água, contribuindo para que todos possam fazer as limpezas necessárias”, destaca.

Na manhã de quinta-feira, dona Olívia Stucchii Vieira, de 68 anos, esteve no cemitério municipal levando flores para as capelas das famílias Stucchi e Vieira. Segundo ela, estão sepultados no local um neto, um cunhado, o sogro e a sogra e a madrasta do marido. “Também o meu irmão, que faleceu há um ano, está aqui”, lembrou a mulher emocionada.

Ela relata que costuma frequentar o cemitério várias vezes ao ano, principalmente nas datas de aniversários dos entes queridos. “O Dia de Finados é uma data especial, porque podemos fazer homenagens a todos que passaram por esta vida”, fala. Olívia também aproveitou o dia para fazer a limpeza nas capelas.

Quem também passou no cemitério municipal de Içara foi Eliane Rabelo, que estava realizando a limpeza da capela da família Rabelo e Mirando. Ela disse que tem os avós e um primo sepultados no local. “É uma data para recordar um pouco das histórias que eles contavam em vida”, fala.

Programação de Missas

As paróquias da Diocese de Criciúma também irão facilitar as orações das famílias pelos seus antepassados. A programação prevê missas em quase todos os cemitérios da região. Na Paróquia de São Donato de Içara terá missa no Cemitério do Centro, às 8 horas, na comunidade de Esperança, às 9h30min, e novamente no Centro, às 15 horas.

Na Paróquia de São Miguel Arcangelo de Vila Nova, em Içara, a programação prevê missa às 8 horas na Capela Mortuária do cemitério de Vila Nova, e às 10 horas na comunidade de Boa Vista. Na Paróquia São Francisco de Assis, de Balneário Rincão, as missas serão realizadas às 8h30min, na capela mortuária do cemitério de Lagoa dos Freitas, às 9h30min, na capela de Lagoa dos Esteves, e às 16 horas na capela de Urussanga Velha.