Em Içara, toda produção é de pequenos proprietários, que ainda tem a lavoura de fumo como principal atividade

Em pesquisa revelada pelo Censo Agropecuário, do IBGE, Santa Catarina apresenta um valor Bruto da Produção Agropecuária de R$ 20,48 bilhões em 2017, sendo que 50,7% desse total vem da agricultura familiar. Com 183 mil propriedades rurais e 502 mil pessoas ocupadas, o estado tem o 9º maior faturamento do país no setor agrícola.

Em Içara, a agricultura é toda familiar. O que reforça a importância do setor para a economia do município. Hoje as culturas se diversificaram mais. A maioria do produtores está deixando a cultura do fumo e migrando para o leite, que tem dado um bom lucro, mas que precisa ser melhorado pela falta de informação dos agricultores.

“A Epagri de Içara tem auxiliado os agricultores na nova cultura levando dicas de manejo, pastagem e outras dificuldades enfrentadas”, ressalta o presidente da Coopafi Içara, Jairo Manoel da Silveira. Ele cita que também a produção de morango em Içara tem se destacado, tanto a produção orgânica, quanto a convencional.

A diversificação da cultura é uma das características, com três produzindo derivados de suíno, três de derivados do leite, sete de derivados de panificados, duas de ovos e quatro de aipim e seus derivados. “Temos também muitas famílias produzindo mini processados embalados, principalmente de verduras e hortaliças”, destaca o presidente da Coopafi Içara Jairo Manoel da Silveira.

Nos últimos anos, aumentou significativamente a diversificação do agronegócio familiar no município. Em 2012, havia apenas duas empresas baseadas na agricultura familiar, hoje este número já está em 25. Tem três famílias produzindo derivados de suíno, três de derivados do leite, sete de derivados de panificados, duas de ovos e quatro de aipim e seus derivados. “Temos também muitas famílias produzindo mini processados embalados, principalmente de verduras e hortaliças”, destaca o presidente da Coopafi Içara.

Jairo explica que além da comercialização dos produtos na feira realizada toda sexta-feira, os agricultores também vendem seus produtos no comércio. Segundo ele, na cooperativa existem 122 associados, mas registrados na Secretaria de Agricultura de Içara, existem 1.200 famílias. Ele relata que as novas empresas geradas pela produção rural estão surgindo das famílias que estão migrando da lavoura de fumo, com muitas vezes as estufas sendo adaptadas para a nova produção.

Já no somatório de Santa Catarina, o destaque na produção animal e vegetal gera uma agricultura familiar altamente produtiva e inserida no agronegócio. De acordo com os dados do Censo Agro, 78% das propriedades rurais são deste modelo, ocupando 364 mil pessoas e 2,45 milhões de hectares cultivados. Além disso, o valor da produção dos pequenos cultivos é o quinto maior do Brasil, com R$ 10,38 bilhões.

“O agronegócio catarinense tem características únicas, somos um pequeno estado com uma produção gigante. A diversidade e a qualidade dos produtos do nosso agronegócio são reconhecidas em todo o mundo. A agricultura familiar é uma das marcas registradas de Santa Catarina, e os números do Censo Agro trazem uma dimensão da importância do setor para a economia do estado. Esses dados são um retrato do agronegócio catarinense e servirão de base para nossos trabalhos”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.

A pecuária foi a principal atividade econômica nas propriedades rurais de Santa Catarina, presente em 46,8% do total (85.617). A produção de lavoura temporária é a fonte de renda primária em 37,6% dos estabelecimentos (68.855). Os números trazem uma inversão do que acontecia no Censo Agro de 2006, quando a maior parte se dedicava principalmente à produção vegetal.