Panorama econômico de SC e da região reúne empresários

31

Especialista da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina apresentou desempenho da indústria catarinense

O panorama econômico do Estado e da região Sul pautaram o encontro entre empresários e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) na sexta-feira (25), na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O gerente de inteligência competitiva e do Observatório da Indústria Catarinense da Fiesc, Sidnei Manoel Rodrigues, apresentou o desempenho atual da indústria catarinense e suas perspectivas futuras.

“Em termos de performance este ano a leitura é muito positiva. O ano de 2019 está muito favorável em todos os setores quando comparamos com 2018, e isso em todas as regiões do Estado. Estamos crescendo bastante com perspectiva de solidificar para 2020, e ter um crescimento acima de 3% para SC e 2% para o país e geração de empregos em todos os setores econômicos”, destaca Rodrigues.

De acordo com o especialista, a aprovação das reformas é fator determinante para essa projeção otimista. “Vamos depender das reformas, mas independente, do que ocorre em nível nacional, o Estado vem mostrando força e cresce muito além da pauta de Brasília. No Sul, os resultados também têm sido positivos em todos os setores, crescendo em geração de empregos e na produção, a confiança do empresário está bem positiva”, coloca.

Os setores têxtil, agroalimentar, bens de capital, metalmecânico, setor cerâmico e o da construção civil têm se destacado na geração de empregos deste ano. “O Sul tem uma performance acima da média em termos de Brasil e muito próximo ao que vem acontecendo em outras regiões do estado”.

De acordo com o especialista, um dos destaques de Criciúma é a abertura de novas empresas no setor de tecnologia da informação e da comunicação. “Esses empreendedores estão percebendo o potencial de mercado que pode vir a absorver essas inovações. Para os próximos anos, acredito que Criciúma precisa potencializar os setores já fortes para que, a partir deles, outras empresas surjam, como ocorreu no Oeste, onde um conjunto de empresas nasceu em torno do agronegócio e depois ganharam vida”, opina.

“No próximo dia 18 de novembro receberemos na Acic a visita do presidente da Fiesc e o nosso desafio será discutir os dados da região e buscar direcionamentos junto à federação para impulsionarmos o nosso desenvolvimento”, observa o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Os empresários puderam conhecer também mais detalhes do potencial do Observatório da Indústria Catarinense, área da Fiesc voltada ao planejamento e desenvolvimento estratégico da indústria do Estado.

Responsável por monitorar os principais fatores que afetam a competitividade industrial no Estado de Santa Catarina, o Observatório analisa o desempenho econômico e as tendências tecnológicas dos setores estratégicos, fornecendo informações para a tomada de decisões estratégicas, tanto na esfera estadual quanto regional.

“Nosso propósito é ajudar a ampliar e potencializar cada uma das regiões e os seus setores por meio da inteligência estratégica. Cada vez mais competir é sinônimo de conhecimento. As tomadas de decisões para serem assertivas precisam cada vez mais de conhecimento e o Observatório da Indústria estrutura e organiza as informações para que o empresário decida melhor”, explica Rodrigues.

“A Acic é a primeira associação do Estado que a Fiesc disponibilizou esses dados, que estão disponíveis no site da entidade empresarial. Os números do observatório são atualizados diariamente, sendo uma ferramenta muito importante para que os empresários criem cenários e analisem seus setores no contexto estadual, nacional e até internacional”, ressalta o vice-presidente da Regional Sul da Fiesc, Diomicio Vidal.