Mineiros comemoram retirada de idade mínima para aposentadoria

103

Atividade de mineração manteve-se enquadrada nas atividades de risco na reforma aprovada no Senado

No texto da Reforma da Previdência aprovado ontem pelo Senado foi retirada a idade mínima para a aposentaria dos mineiros, beneficiando a categoria que é bastante forte ainda em Criciúma e região.

O presidente do Sindicato dos Mineiros de Criciúma, Djonatan Elias, considerou positiva a retirada da idade mínima para aposentadoria dos mineiros que havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados. “A mineração é um setor que tem regras especiais por ser atividade de risco e que pode trazer prejuízos à saúde”, comentou.

Elias, no entanto, reclamou da aprovação da reforma em geral. “Esta refoma é um crime contra a sociedade brasileira da forma como foi feita. Acreditamos que havia necessidade de se reformar a previdência, mas não assim. Foi uma retirada de direitos aos trabalhadores. Em relação aos mineiros, fomos muito prejudicados, principalmente os que já estão na ativa”, avaliou.

Os mineiros em atividade e que estão próximos da aposentadoria, segundo o sindicalista, fechariam 15 anos para conseguir a aposentadoria especial. Na nova regra entra o cálculo idade + tempo trabalho. Para se aposentar, a soma dos dois fatores tem que dar 66. “É uma regra de transição injusta. Imagina, o mineiro faltando alguns dias para se aposentar, já com planos para o futuro, descobre que ainda vai ter que trabalhar pelos próximos sete anos”, reclama Elias.

O sindicalista agradeceu o esforço dos senadores Espiridião Amin (PP-SC), que retirou a idade mínima nos mineiros do texto, e Paulo Paim (PT-RS) “pela luta”.