Expectativa positiva

Comércio de Içara está em contagem regressiva para o Natal. Projeção feita pela CDL indica o crescimento de pelo menos dois dígitos na venda em comparação com o mesmo período do ano passado. Se a expectativa se confirmar, os lojistas devem terminar o ano recuperando fôlego no caixa e projetando um 2020 mais positivo. A projeção de Içara é maior que a da maioria das cidades da região e fica acima inclusive da projeção feita pela Federação Catarinense. Não se trata de otimismo exagerado dos dirigentes locais. A verdade é que Içara espera colher os frutos da organização e do trabalho diferenciado que a CDL vem fazendo ao longo dos últimos anos. Promoções bem pensadas como a de fim de ano, que vai garantir um carro zero Km tem ajudado a tornar o comércio içarense uma referência na Amrec. Além disso, os lojistas se valem do bom momento da economia de Içara, que cresce acima da média ao longos últimos anos e também tem ajudado a impulsionar as vendas.

Em Criciúma 

Elevado a condição de líder do PSL na Câmara dos Deputados, o deputado Eduardo Bolsonaro deve visitar Criciúma em breve. A informação foi repassada pelo próprio filho do presidente durante uma transmissão feita nas mídias sociais. Na live via Instagram, o deputado fez referência a criciumense Júlia Zanatta e afirmou que pode vir a cidade ainda neste mês. “Não vai demorar. Vamos a Criciúma junto com a Júlia Zanatta, provavelmente na próxima quinta”, adiantou.

Gás

Foi lançada nesta quarta-feira, a Frente Parlamentar da Competitividade do Gás Natural da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB). Durante evento realizado na Fiesc, os participantes assinaram termo de cooperação com a finalidade de acompanhar as políticas públicas do gás natural, os programas e projetos sobre gás natural, bem como estimular o aumento do consumo de gás e a competitividade no setor. “Além de indutor do desenvolvimento, o gás natural é um fundamental combustível de transição que levará para a ampliação da aplicação das energias renováveis. Em razão disso, criamos a Frente Parlamentar do Gás Natural para contribuir com o Estado”, explica o deputado Vampiro.

Preocupado

Prefeito Murialdo Gastaldon disse ontem, durante entrevista a Massa FM, que está preocupado com a implantação das praças de pedágio no trecho Sul da 101. Entende que a cobrança vai impactar na competitividade da região e penalizar mais uma vez o sul em detrimento do norte.

Conversando

Ontem pela manhã, durante entrevista à Massa FM, o presidente da Câmara, Rodrigues Mendes, disse que segue conversando para tentar garantir uma decisão de consenso para a escolha do novo presidente do MDB. A julgar pela boa vontade do outro lado, também a tendência é que isso ocorra.

Seguro defeso

Pescadores que integram a colônia de Pesca Z-33 do Balneário Rincão já estão sendo convocados para entregar a documentação e solicitar o seguro defeso. Benefício permite que os pescadores possam atravessar a entressafra e se manter na atividade.

Aposentadoria

Mineiros da região comemoraram a retirada da idade mínima para aposentadoria na categoria no projeto que foi aprovado nesta terça-feira no Senado. Com isso, os trabalhadores do setor seguem tendo tratamento diferenciado. Sindicalistas só não gostaram da aprovação do pacote encaminhado pelo Governo Federal. Entendimento é que texto foi prejudicial para a sociedade.

Abrigo de passageiros

A possibilidade de colocação de um abrigo de passageiros na Rodovia Governador Jorge Lacerda, defronte a casa 8567, no Bairro Capão Bonito, foi questionado pelo vereador Ademir Honorato (MDB), por meio de requerimento. Conforme o vereador, já existiu um no local, que foi danificado e retirado após um acidente de trânsito.

Veto à faixa elevada de segurança

Os vereadores mantiveram o veto do Executivo no que se referia ao projeto de lei PL 29/2019, de autoria do vereador Ademir Honorato (MDB), que tornava obrigatória a construção de faixa elevada de segurança para pedestre em frente aos estabelecimentos de educação das redes pública e particular de ensino do município. Para o vereador proponente, a medida visava a ofertar maior segurança aos estudantes e suas famílias, principalmente, nos horários de entrada e saída, os quais apresentam intenso movimento e, por vezes, tumultuado.