Como fazer a omelete perfeito

PV Show dá dicas para você cozinhar como um chef

A receita do clássico francês guarda segredos para conquistar a textura cremosa perfeita. Confira as dicas do chef Paulo Shin para acertar sempre

O ovo é um dos alimentos mais versáteis do mundo, podendo ser feito de várias formas e também em vários horários do dia. No entanto, ele está muito presente no café da manhã das famílias brasileiras, na forma de omelete, um prato francês e clássico.

Quando falamos de omelete, nos referimos a uma textura cremosa por dentro e lisinha por fora, sem queimadinhos, como manda a tradição. Nada de colocar os ovos, um recheio e depois dobrá-lo. Fazer omelete, pode ter certeza, é uma arte.

Como fazer um bom omelete?

Para se fazer a omelete, você vai precisar de

Um bom omelete leva 2 ovos, manteiga e leite (pode usar creme de leite fresco). Com tão poucos ingredientes, escolha o que tiver de melhor. Lembre-se que margarina não é manteiga e que o ovo caipira é sempre mais saboroso.

1 – Quebre os ovos em uma tigela, adicione o leite e o sal e mexa, com um garfo ou hashi, para homogeneizar a mistura. A intenção não é agregar ar, apenas misturar bem todos os ingredientes.

2 – Pré-aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio/baixo. Adicione a manteiga, aguarde derreter um pouco, mexendo para não queimar.

3 – Adicione os ovos batidos e misture à manteiga derretida. Não pare de mexer, sempre raspando o fundo e as laterais da frigideira. Ao mesmo tempo em que mexe a colher com uma mão em movimentos circulares, mexa em pequenos círculos a frigideira, para que o ovo não fique parado e não coagule antes de atingir o ponto correto.

4 – Assim que o ovo começar a ganhar textura e você conseguir ver o fundo ao raspar a frigideira, já esta na hora de começar a fechar a omelete.

5 – Antes, de uma batidinha no fundo da frigideira na beirada do fogão, longe da chama, para “arrumar” e alisar a parte de baixo da sua omelete.

6 – Volte para o fogo e comece a bater com a munheca a alça da frigideira inclinada, para a omelete escorregar para um dos cantos. Com ajuda do garfo, feche a outra beirada da omelete que começa a sair da frigideira, batendo de uma lado e fechando com a outra mão o outro lado.

7 – Quando a omelete se fechar como um envelope desligue o fogo e, como desenformar um bolo ou pudim, feche com um prato a frigideira e vire no prato. Sua omelete francês está pronto.

Um dos passos da receita é refazer caso você não acerte. Com a prática, sua omelete vai ficar de cinema. Não desista. Uma omelete não perfeita também é gostosa e você vai se alimentando até acertar a receita na mosca.

Curiosidade: Não existe consenso sobre o gênero da palavra omelete. Por isso, podemos dizer a omelete, como o omelete.