Emprego em Destaque

Semana termina com a comemoração dos dados sobre o mercado de trabalho em setembro. Cenário positivo no Brasil, em Santa Catarina e também em Içara. A cidade que mais tem crescido nos últimos anos na região Carbonífera gerou 255 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de setembro. Só perdeu para Criciúma, que gerou 347 novos vagas no último mês e Siderópolis com 330 novos postos. A cidade também tem projeção positiva para o crescimento econômico. Deve fechar o ano repetindo os últimos com números acima da média regional, estadual e nacional. Dados que são compostos por uma série de variáveis como ações do poder público, mão de obra qualificada, boa logística, energia barata e a ousadia dos empresários. Ingredientes que tem feito de Içara uma das grandes promessas da economia do Estado.

MDB se organiza

Neste sábado o MDB de Içara se reúne para consolidar o que foi discutido durante toda a semana. Militantes do 15 vão oficializar a composição do novo diretório. Será na base do consenso. O entendimento é que desta maneira o partido sai reforçado e ganha corpo para a disputa do próximo ano. Já a definição do novo presidente deve ocorrer ao longo da próxima semana. Tendência é que até quinta-feira o novo líder do partido seja conhecido. Nos bastidores, as articulações seguem intensas e com uma leve tendência pró Rodrigues Mendes. Aliados do atual presidente da Câmara acreditam que dele já teria a maioria dos votos, mas ao longo da semana, até o dia da escolha, muita coisa pode mudar.

Encontro

Presidente da Colônia de Pesca Z-33, João Pícollo comanda nesta segunda-feira uma reunião com representantes da Federação Catarinense dos Pescadores. Na pauta ações importantes voltadas a categoria, que está tendo um ano de pouca produção. Por falar nos pescadores artesanais, a partir da próxima quarta-feira inicia o período para a categoria solicitar o seguro defeso. “Eles já podem levar a documentação necessária até a Colônia para dar início a este pedido”, explica Picollo.

PSD se reforça

Ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes cumpriu roteiro novamente pela região. Ao lado do presidente da Alesc, Júlio Garcia, e do deputado federal Ricardo Guidi, ele participou de atos na região. Meta é reforçar o partido e preparar a legenda para a disputa do próximo ano. Na avaliação de Bernardes, o fim da coligação nas proporcionais vai forçar uma depuração nacional do cenário político e reduzir o número dos chamados nanicos no país.

Cleiton Fora

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina julgou na quinta-feira (17) a ação impetrada contra o deputado Bruno Souza. O parlamentar é acusado de infidelidade partidária. Após o processo eleitoral, Souza deixou o PSB alegando Justa Causa. Primeiro suplente do partido, Cleiton Salvaro e o PSB questionaram a posição do parlamentar e cobraram o mandato. Por unanimidade, 6 a 0, o TRE acatou as alegações de Souza. Com isso, o parlamentar segue com o mandato e Cleiton segue na condição de suplente. A decisão, que leva em consideração trocas de conversas de WhatsApp para justificar a mudança de sigla, abre precedente e pode facilitar a troca de legenda sem configurar a infidelidade partidária.

Admite sair

Bolsonaro esteve em Santa Catarina e durante sua passagem pelo Estado assumiu que pode sim deixar o partido. A briga entre ele e integrantes do PSL mais ligados ao presidente do partido, deputado Luciano Bivar, ganhou contornos altamente tensos ao longo da semana. Troca de farpas, ameaças de implosões do presidente e queixas de traição estiveram o tempo todo na pauta.