Sábado é dia de D contra o sarampo e a sífilis

31

Foco do sarampo são crianças de 6 meses a 4 anos e 29 dias e adultos de 20 a 29 anos

O Ministério da Saúde, que iniciou no dia (7) deste mês a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, faz neste sábado o Dia D, para mobilização nacional, e aplicação da dose em crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias.

A partir de hoje também inicia a segunda etapa, que vai até 30 de novembro, e terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos. Para tomar a vacina, o cidadão deve ir à Unidade Básica de Saúde próxima a sua casa. As secretarias de saúde também farão vacinação móvel nas praças centrais dos municípios ou postos da polícia rodoviária.

Crianças de 6 meses a 1 ano de idade são as que respondem clinicamente pior ao sarampo. Acabam desenvolvendo um quadro de pneumonia muito grave, e os óbitos acabam tendo uma prevalência maior nessa faixa etária. “O clássico é vacinar aos 12 meses e aos 15 meses. Quem fez isso com seus filhos abaixo de 5 anos fez o correto, a criança está coberta e não há necessidade de aplicar mais uma dose. Aqueles que só deram uma dose aos 12 meses e não deram a segunda devem ir agora para fazer a segunda dose, porque uma dose só não dá sistema imunológico competente para enfrentar um surto de sarampo”, explica o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

Verbas para municípios

Os municípios que fortalecerem suas ações de imunização ganharão um bônus de recursos. Para receber o incremento, as prefeituras deverão cumprir duas metas de 90% e 95% de cobertura vacinal. Se atingir de 95% para cima, tirar nota 10, recebe 100% do incentivo. Para serem contemplados, os municípios terão ainda de monitorar e informar o governo do estado e o Ministério da Saúde sobre seus estoques da vacina tríplice viral, pentavalente e poliomielite ao estado e ao ministério. O total do recurso vai variar conforme a unidade federativa.

Testes de sífilis na Matriz São Donato

A Secretaria de Saúde de Içara realizará três diferentes ações neste sábado. Nas unidades de saúde haverá campanha da vacinação contra o sarampo e atividades em alusão ao Outubro Rosa. Na Praça da Matriz São Donato será realizada ações no Dia Nacional de Combate a Sífilis, com a realização de testes rápidos e com orientações sobre a prevenção. Os exames para sífilis também estão disponíveis nas unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). As unidades vão funcionar das 8h às 17h e o atendimento na praça será realizado das 8h às 12h.

UBSs de Criciúma estarão abertas

A Secretaria de Saúde de Criciúma, por meio do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS (Pamdha), realizará no sábado (19) o “Dia D” de Vacinação contra o Sarampo e o Dia Nacional de Combate a Sífilis. Para atender melhor a população, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Pamdha estarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Até o momento, não há registros de casos de sarampo em Criciúma. Gestantes ou mulheres com suspeita de gravidez não podem receber a vacina, pessoas imunodeprimidas, sistema imunológico fraco, necessitam de avaliação médica para receber.

O Dia Nacional de Combate a Sífilis é realizado todo terceiro domingo de outubro. O Dia D será um dia antes, com realização de testes rápidos e orientações nas UBSs e no Pamdha. A infecção é causada pela bactéria treponema pallidum e não possui nenhum sintoma, sendo uma doença silenciosa. “Se o tratamento com antibióticos for feito corretamente a chance de cura é de 100%, por isso é de extrema importância fazer testes rápidos”, comenta a coordenadora do Pamdha, Patrícia Rodrigues.

Desde o início desse ano já foram registrados 328 casos em Criciúma, sendo 49 em gestantes.  Em mulheres grávidas, a infecção pode ser transmitida para o bebê se transformando em sífilis congênita. “Pode trazer sequelas como aborto, má formação, e até levar o falecimento do bebê e da mãe”, conta Rodrigues.