Conselho aprova compra de tomógrafo

55

Equipamento vai melhorar os serviços de diagnóstico por imagem e melhorar o atendimento aos pacientes

O Hospital São Donato de Içara pretende contar até o fim do ano com um tomógrafo, para ampliar os serviços de diagnóstico por imagem. A solicitação foi aprovada em reunião do Conselho Deliberativo realizada na noite de quarta-feira. “Fizemos o pedido da tomografia ao Ministério da Saúde, mas o cadastro do Governo Federal está desatualizado e aponta ainda a disponibilidade do equipamento no Sistema Único de Saúde em unidades que não estão mais credenciadas. Por isso não conseguimos por meio de convênio. Hoje pedimos autorização para o Conselho Deliberativo para que possamos realizar então o financiamento. Também já estamos estudando a adaptação da nossa estrutura para receber o serviço”, explica o diretor-administrativo do Hospital São Donato, Júlio César De Luca.

O diretor-administrativo informa ainda a necessidade da aquisição do equipamento pelo aumento da demanda interna, devido ao funcionamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O equipamento irá gerar também economia. “Vamos economizar cerca de R$ 20 mil mensais, recursos que usaremos para pagar o parcelamento, e ainda oferecer os serviços aos municípios da região e aumentar as nossas receitas”, projeta. Ele fala que o espaço para a instalação já começará a ser adequado nos próximos dias, para quando chegar o aparelho colocar em funcionamento o mais rápido possível.

30 dias de UTI

Segundo Júlio de Lucca, ao completar 30 dias do funcionamento da Unidade de Tratamento Intensivo, mais de 30 pessoas já utilizaram o espaço. “Já salvamos vidas de muitas pessoas e de todas as regiões. Pacientes aqui do município conseguiram se salvar graças a UTI já ter sido instalada”, ressalta. Para ele, o Hospital São Donato vai se tornar uma das referências em saúde em toda a região Sul do Estado. Júlio faz questão de explicar que as internações na UTI são realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, que faz a regulação dos serviços em toda Santa Catarina.

Também o presidente do Hospital São Donato, Waldemar Luiz Casagrande, o Zinho, faz uma avaliação dos 30 dias de funcionamento da Unidade de Tratamento Intensivo. “A UTI representa um grande avanço para o hospital. Recebemos mais de 30 pacientes neste primeiro mês. E alguns deles não teriam sobrevivido se o atendimento não estivesse disponível. O hospital salvou pessoas de diferentes regiões do estado. Para toda equipe de profissionais, os diretores e conselheiros voluntários isto é motivo de orgulho”, ressalta Casagrande. “Cada novo passo traz também outras demandas e precisamos estar conectados com essas necessidades”, completa o presidente sobre a aprovação da compra do tomógrafo.