Prefeito e secretário são absolvidos de inelegibilidade no TRE-SC

64

Murialdo Canto Gastaldon e Arnaldo Lodetti Júnior eram acusados de terem assumido o compromisso de reformar o Centro Comunitário de Sanga Funda em troca de votos

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB) e o secretário municipal de Planejamento, Arnaldo Lodetti Júnior, foram absolvidos ontem da denúncia de captação ilícita de sufrágios. Eles eram acusados de terem assumido o compromisso de reformar o Centro Comunitário de Sanga Funda em troca de votos para a então candidata a deputada estadual Ada Faraco De Luca (MDB).

Entre as possíveis consequências na Ação de Investigação Judicial Eleitoral estava em jogo a inelegibilidade para os agentes municipais, pagamento de multa e até a cassação da parlamentar que seria beneficiária.

Em sustentação no Tribunal Regional Eleitoral, a defesa manifestou que a obra era um compromisso da Prefeitura Municipal devido a utilização do Centro Comunitário durante o período de obras na escola e alegou o desafeto entre o prefeito e o autor da denúncia como motivação para a ação. O juiz-relator Jaime Ramos apontou ainda que os investigados foram convidados a participar da reunião na comunidade a uma semana do pleito de 2018 e não foram apresentadas provas seguras que pudessem sustentar o abuso de poder político. O entendimento foi seguido por unanimidade pela corte do TRE-SC.

Colaboração Lucas Lemos/Canal Içara