Deu resultado

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) suspendeu os editais para implantação de postos de pedágio no trecho Sul da BR-101. Decisão foi tomada depois de pressão feita pela bancada catarinense com senadores, deputados federais e deputados estaduais. Não é algo definitivo. O edital está suspenso até que o ministro receba a bancada e ouça as reivindicações. “Foi um avanço importante porque ganhamos tempo para dialogar e apresentar nosso ponto de vista. O Sul não pode ser prejudicado”, ressalta o deputado Daniel Freitas. Segundo os parlamentares, a briga não é contra o pedágio, mas sim contra a proposta da forma como foi desenhada.

Divórcio

Bolsonaro segue afirmando que o problema, criado por ele mesmo, no PSL, é uma relação de marido e mulher e que isso será resolvido. A verdade, no entanto, é que se for para seguir na analogia criada pelo próprio capitão, a relação já está no estádio de divórcio litigioso. É improvável que tenha volta. Só não sacramentou ainda porque Bolsonaro e seus seguidores buscam uma alternativa segura para evitar a perda de mandato de parlamentares.

A alternativa

Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tati Teixeira, pode ser a alternativa do MDB na disputa pelo governo da cidade na eleição do próximo ano. O assunto vem sendo tratado nos bastidores do partido e foi levada oficialmente ontem ao ex-governador Eduardo Moreira. A leitura de quem defende a proposta é que Tati representa a renovação do partido. Fora do poder desde o Governo de Anderlei Antonelli, o MDB vem de um experiência mal sucedida no último pleito, quando disputou o processo como então prefeito Márcio Búrigo. Tati Teixeira também vem de uma participação frustrada no último pleito. Candidata a vice na chapa encabeçada por Cleiton Salvaro (PSB), ela amargou o fim prematuro da campanha com a desistência de Cleiton no meio da campanha eleitoral.

A reação

Eduardo ouviu a ideia, gostou e se comprometeu a debatê-la. Mas deixou claro que só fará isso caso seja chamado pelas lideranças locais. Lembrou que o tema eleições é uma prioridade do diretório de Criciúma e da coordenação regional. Não irá se meter, mas pode e quer colaborar.

Na Esplanada

Eduardo Moreira cumpriu roteiro ontem pela região. Esteve no bairro Esplanada e conversou com seu Vilmar Cechinel, um dos velhos nomes do MDB.

No Rincão 

Também cumpriu roteiro com o prefeito do Balneário Rincão. Fez elogios a atual gestão, falou de eleições e ouviu os projetos de Jairo para a temporada de verão.

Mais polêmica

O Deputado Jessé Lopes (PSL) voltou a causar polêmica. Nas redes sociais ele postou uma foto onde aparece colocando uma placa de vende-se no Palácio da Agronômica, casa oficial do governador de Santa Catarina. Na legenda Jessé destacou: “Alguém quer um palácio, Hoje “coloquei à venda” um privilégio que é pago com o SEU dinheiro!”

Recentemente ele já havia se manifestado a favor da venda do Palácio e também contra o aluguel de uma casa para a vice-governadora. Para o deputado, o PSL chegou ao poder justamente com o discurso de acabar com os privilégios e vender o palácio seria o gesto mais adequado a esse discurso.

Aumentou

A desigualdade de renda entre os brasileiros aumentou. Os dados foram divulgados pelo IBGE e mostram que os mais ricos estão ganhando mais e os mais pobres ganhando menos. Em resumo: sabe aquela sensação que você tem quando vai no supermercado e percebe que seu dinheiro já não leva o mesmo para casa. Pois é: você está certo, seu poder de compra encolheu.