Região faz mobilização contra instalação de pedágios

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Anúncio da instalação das novas praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 gerou insatisfação de motoristas e lideranças políticas

O anúncio da instalação das novas praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 não está tirando o sossego somente dos motoristas, mas também das lideranças da região, que lutarão para evitar que o anúncio seja concretizado. Nesta terça-feira, o presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Rodrigues Mendes, o Sapinho, esteve na Assembleia Legislativa, solicitando a vinda do deputado Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, para vir até o Legislativo içarense explicar o que está sendo proposto pela ANTT. A proposta é a instalação de quatro praças, entre o trecho de Paulo Lopes até Passo de Torres, com o valor estabelecido próximo a R$ 4,00.

Para acompanhar as explicações do deputado, o presidente da Câmara de Içara enviou ofício para todos os presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios das regiões da Amurel, Amrec e Amesc. “Não vamos tratar o encontro como uma audiência pública, mas para ficarmos inteirados do quer está sendo planejado e os procedimentos que teremos que tomar para evitar a instalação de tantas praças assim neste trecho”, destaca Sapinho.

O deputado estadual Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, confirmou a vinda à Câmara de Vereador de Içara para explicar o que foi repassado pela Agencia Nacional de Trânsito Terrestre (ANTT) sobre a instalação das praças e os valores a serem cobrados. A proposta da agência é a colocação de uma praça em Laguna, outra em Tubarão, uma em Araranguá e uma em São João do Sul. “A pessoa que vem de Porto Alegre para chegar a Florianópolis terá que pagar cinco pedágios, é muita coisa”, avalia o deputado.

Vampiro explica que a Assembleia Legislativa vem acompanhando o processo de instalação das praças desde a realização das audiências públicas e que não é de acordo com o número de praças e com o valor. Segundo o deputado, a licitação para a escolha da empresa a vir explorar o pedágio prevê o valor próximo de R$ 4,00, mas com o deságio das propostas a serem apresentadas, o valor deverá ficar próximo dos R$ 3,00.

Além da mobilização que está sendo proposta pela Câmara de Vereadores de Içara, desde o começo do ano, outras entidades já fizeram manifestações, como a Facisc, que emitiu um documento pedindo a redução de quatro praças para duas e um valor mais em conta.

Audiências públicas ocorreram há um ano

A proposta apresentada pela ANTT não define o valor dos pedágios, mas que o preço máximo a ser cobrado para os carros é R$ 3,97 em cada praça.

O edital, lançado após duas audiências públicas ocorridas no ano passado, a última delas no dia 18 de outubro de 2018, já apresentava os quatro pontos em que elas devem ser instaladas: no limite entre Laguna e Imbituba; entre Tubarão, Treze de Maio e Jaguaruna; entre Maracajá e Araranguá; e entre São João do Sul e Passo de Torres.

Para percorrer os mais de 220 quilômetros de todo trecho, os motoristas precisarão desembolsar R$ 15,88, caso cada praça de pedágio custe R$ 3,97.

O superintendente de Exploração da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Fábio Freitas, disse na época que quanto menos praças de pedágio, maior será o valor da tarifa. “Se nós tivéssemos apenas uma praça, o motorista poderia fazer o trajeto menor e estar pagando como quem faz o trajeto de todo o trecho. Nós estamos falando em quatro praças de R$ 3,97. Se fosse uma praça só, seria entre R$ 14 e R$ 15”, afirmou o superintendente.

O trecho que deve ser concedido por 30 anos para a iniciativa privada vai de Paulo Lopes até São João do Sul, na divisa com o estado gaúcho. O edital prevê R$ 3,6 bilhões para manter a rodovia e R$ 2,9 bilhões em novos investimentos, como a construção de marginais, passarelas e mais uma terceira pista em alguns trechos.

A previsão da ANTT é que o leilão ocorra no terceiro trimestre do ano que vem.