Expectativa é que a metodologia alemã seja aplicada em breve também em Içara

Com uma política de desenvolvimento democrático, o fortalecimento dos setores produtivos e ainda a geração de parcerias público-privadas é possível acelerar o crescimento sustentável de uma cidade. Essas matrizes já estão impactando em 32 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio Grande do Norte. Com o anseio de que a metodologia seja aplicada em breve também em Içara, uma apresentação do Programa de Desenvolvimento Local foi realizada para entidades instaladas na cidade na manhã de ontem.

O modelo desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina prevê 12 meses para a implantação, desde a criação de um diagnóstico com entrevistas qualitativas até a criação de câmaras técnicas que vão possibilitar o estudo de problemas e, principalmente, a proposição de soluções. Portanto, vai além do movimento econômico. Abrange esporte, infraestrutura, educação, saúde e outros setores com técnicos e voluntários vinculados a cada área e o apoio de um agente capacitado para a continuidade da metodologia.

“É uma oportunidade para dar voz a pessoas que, muitas vezes, não possuem acesso para contribuir com ideias”, indica a presidente em exercício da Associação Empresarial de Içara, Tatiana Pavei da Silva. Conforme o vice-presidente de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Valentin Seldenreich, a diretoria da Acii foi buscar no diálogo com cidades em que o programa já está em aplicação, referências para poder abrir tratativas sobre a implantação também em Içara. A Acii esteve no Fórum do DEL em setembro, apresentou o programa ao Poder Público e agora para a sociedade organizada com a intenção de debater sobre o modelo.

“Com um programa deste, diminuímos interferências partidárias. São decisões técnicas que vão melhorar a aplicação dos recursos públicos com a participação da sociedade”, corrobora o presidente do Observatório Social, José Renato Brígido. “É um planejamento necessário e cabe a todos contribuírem. Temos produção rural, turismo religioso e uma indústria diversificada para ser qualificada”, completa o presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar, Jairo Manoel da Silveira.

“O desenvolvimento provoca mudanças em toda a cidade e as soluções precisam ser pensadas, em conjunto, em prol de quem vive aqui”, complementa o secretário de Desenvolvimento Econômico de Içara, Paulo Roberto Brígido. “A Facisc traz a metodologia, o município realiza a contratação, mas os principais atores desse programa estão na sociedade. São ações que vão permitir pensar a cidade para no mínimo 20 anos”, completa a consultora regional da Facisc, Mariane Bergmann. A apresentação contou com representantes também da União das Associações Comunitárias de Içara, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindilojas, Unisul e Lions.

O conceito DEL surgiu na Alemanha. Essen era uma cidade cuja principal atividade estava direcionada para a mineração de carvão e indústria do aço. Entretanto, no período de 1950 e 1980, o fechamento dessas minas gerou um grande índice de desemprego e houve a necessidade da readequação. Foi a partir daí que criou-se o Consenso de Essen, uma rede pela sinergia entre investimentos públicos e privados.