Igrejas convidadas ao badalar de sinos neste 8 de outubro

Hoje, dia 8, a Igreja Católica no Brasil finalize a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. A iniciativa, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, propõs neste ano o tema “Em família defendemos a vida! Com alegria e esperança”. A Comissão preparou uma iniciativa especial, que consistia em dois gestos (um já realizado no dia 1º de outubro): todas as Igrejas são convidadas a soar os sinos às 12h, às 15h e às 18h e fazer a Oração do Nascituro. Hoje há também o convite para a Vigília pela Vida: “Acender o maior número de velas, simbolizando a luz de Cristo, que dá sentido à nossa vida”, sugere o presidente da Comissão e Bispo de Rio Grande (RS), Dom Ricardo Hoepers. Para isso, a Comissão também preparou vídeos para serem postados nos horários propostos para oração. Segundo o epíscopo, a Semana Nacional da Vida é um momento oportuno de sensibilizar a sociedade civil como um todo e a própria Igreja para a promoção e defesa da vida, desde a concepção até o fim natural. “É um momento e mobilização que nós podemos mostrar ao mundo que a vida é um dom de Deus, que a vida vale a pena, que a vida tem sentido e que a vida deve ser celebrada, sentida com alegria”, pontua.

Neste ano, a mobilização em torno dos gestos para a Semana Nacional da Vida ganhou apoio das emissoras de televisão e rádio de inspiração católica, que estão divulgando a iniciativa dos sinos e das velas desde a última semana. A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) oferece o subsídio Hora da Vida para auxiliar grupos e comunidades nas reflexões e celebrações da Semana Nacional da Vida. “Nós estamos tentando abranger a defesa da vida, tanto que é a proposta desde a concepção até o fim natural. Então, temos a questão de suicídios, as questões dos idosos, do abandono da vida. A cultura da morte vem se apresentando com força. Nós como Igreja, como homens e mulheres de fé, temos que propor a cultura da vida, em todas as etapas da vida. Não só no início, mas em todas as etapas. E é nisso que nós acreditamos e é para isso a Semana da Vida, que a gente possa se mobilizar mostrando que o ser humano precisa ser respeitado na sua dignidade física, corporal e espiritual. Acima de tudo, promoção da vida é dizer ‘a vida vale a pena porque é dom de Deus'”, acrescenta o presidente da Comissão.

Na Diocese de Criciúma, a iniciativa e mobilização para o tema e gesto concreto foi levantada pelo Setor Vida e Família e Pastoral Familiar, que abrange pastorais e movimentos ligados à família, a cada paróquia da Diocese.

Paróquias de Criciúma realizam Caminhada pela Vida e pela Paz

No domingo (6), mais uma Caminhada pela Vida e pela Paz foi realizada pela Comarca de Criciúma, reunindo as nove paróquias abrangidas no território geográfico do município. Esta é a quinta edição do ato, que cumpre o tradicional trajeto que vai do Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, até a Catedral São José, no Centro. A caminhada teve início às 14h30min e culminou com a missa campal, por volta de 16 horas. Os participantes foram convidados a usar camisetas, lenços ou bandeiras na cor branca. Integram a Comarca de Criciúma as paróquias Nossa Senhora das Graças (Pinheirinho) Nossa Senhora de Fátima (Cidade Mineira), Nossa Senhora de Guadalupe (Boa Vista), Nossa Senhora de Salete (Próspera), Santa Bárbara (Santa Bárbara), Santo Agostinho (Rio Maina) Santo Antônio (Quarta Linha), São José (Centro) e São Paulo Apóstolo (Michel).

Animadores de Grupos Bíblicos em Família tiveram retiro no fim de semana

De sexta-feira (4) à tarde de sábado (5), coordenadores dos Grupos Bíblicos em Família de toda a Diocese de Criciúma estiveram reunidos na Casa de Retiros Rosa do Mar, em Passo de Torres. O retiro diocesano teve como tema “A espiritualidade do coordenador a partir de Jesus Cristo”, com o lema “O que vimos e ouvimos, anunciamos”, sob a assessoria do padre Vilson Groh, da Arquidiocese de Florianópolis. O Retiro teve participação de até cinco representantes por paróquia, com investimento de 50 reais cada.