Programa de Hepatites Virais de Criciúma ganha prêmio

113

“Inimigo Número 1 da Hepatite C” foi entregue à equipe do município pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH)

O projeto desenvolvido pela equipe do Programa de Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde recebeu o prêmio “Inimigo Número 1 da Hepatite C” da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), sendo a melhor da região Sul do país. O grupo apresentou o projeto vencedor, que identifica novos casos de hepatite C no município, durante o Congresso Brasileiro de Hepatologia, em São Paulo.

Por 30 dias, a equipe realizou os testes rápidos de hepatite C em 180 pacientes, das 500 pessoas diabéticas que buscam a medicação na Farmácia Judicial de Criciúma, já que os indivíduos com hepatite C possuem quatro vezes mais chances de desenvolverem diabetes do tipo 2.

“Dos 180 pacientes, identificamos dois casos com reagentes para hepatite C e um para hepatite B. Tivemos uma prevalência de 1,1% para C. Os testes irão continuar na farmácia, pois queremos realizar, neste mês de outubro, o teste nos pacientes restantes”, comenta a enfermeira e coordenadora do Programa de Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana de Brida.

Futuro do projeto

Fabiana e a farmacêutica do órgão municipal, Rúbia Bresciani, foram convidadas a apresentar os resultados da pesquisa na Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que ocorre de 21 a 25 de outubro.

Um dos objetivos da equipe é a implantação dos testes na farmácia escola da Unesc, que possui uma média de 1,5 mil pacientes diabéticos que buscam insulina no local. “É de suma importância melhorar a qualidade de vida dos pacientes que identificamos com a hepatite C, os que já são portadores de diabetes e prevenir novos casos de hepatites virais, visando a eliminação da hepatite C”, completa Fabiana.

Além das profissionais, a equipe é composta pelas técnicas de enfermagem Terezinha Neves Guimara e Valéria de Souza Vieira dos Santos, pela assistente social Beatriz da Silva Flor e o gastroenterologista Luiz Augusto Borba.