Coluna José Adílio – 01/10/2019

33

Encerramento 

A Festa da Primavera realizada no sábado corou o encerramento do projeto Primavera: o Rincão te Espera. Todos os envolvidos nos trabalhos participaram do evento que levou um bom público na Avenida Leoberto Leal. As apresentações estiveram à altura do projeto como as crianças da Escola Arroio Rincão, que cantaram o hino do município. Os escoteiros apresentaram os trabalhos realizados pelo escotismo e plantaram uma muda de árvore simbolizando o nome do grupo de Escoteiros do Mar Acácia de Balneário Rincão. Os projetos sociais realizados no município também foram destaques com as crianças do Ballet da professora Aline da Silveira e do Caretê com o professor Jayor Teixeira. O Coral de Balneário Rincão também fez uma apresentação com o maestro Joel de Oliveira no comando e a Fanfarra da Escola Melchíades Bonifácio Espíndola encantou com as coreografias bem treinadas pela professora Érica Feltrin. O presidente dos Voluntários pelo Desenvolvimento de Balneário Rincão (VDBR) Eduardo Reis agradeceu o empenho de todo o grupo e pediu para que a população ajude na preservação dos canteiros e das flores que foram plantadas. Balneário Rincão ficou ainda mais lindo para ser visitado nesta primavera.

Obras de artes 

As obras de artes criadas pelos voluntários estão fazendo a diferença e chamaram atenção dos visitantes que aproveitaram o calor do fim de semana e estiveram em Balneário Rincão. Em cada uma das rótulas de entrada da cidade foram colocadas as obras. No trevo do bairro Pedreiras, uma carcaça de veículo cedido por um ferro velho virou uma floreira. Também um barco simbolizando uma das fontes da economia do município chama atenção na rótula de entrada da avenida Leoberto Leal. Além do trabalho voluntário de todos os participantes, o grupo contou com a colaboração de diversas empresas da região que contribuíram com materiais para a elaboração do projeto. Próximo passo será a iluminação natalina do Avenida Beira-Mar no mês de dezembro.

Celebra idoso

Nesta terça-feira, dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Idoso. Balneário Rincão comemorada a data com a realização do Celebra Idoso com a palestra de Maria Inês falando sobre o Envelhecimento Ativo. Também será feita a abertura dos Jogos Abertos da Melhor Idade (JAMI). Balneário Rincão possui 3.600 idosos, com percentual de 36% da população. A Secretaria de Assistência Social tem realizado um trabalho para manter os idosos em atividades como a caminhada orientada e atividades nos grupos da Terceira Idade, onde um grande número de idosos participa nas atividades como trabalhos artesanais, jogos de bingo e danças.

Eleições para conselheiros

Neste domingo, a população do município de Balneário Rincão está convocada para ir às urnas e eleger os novos conselheiros tutelares para os próximos quatro anos. O município tem 17 candidatos que disputaram cinco vagas. A principal função do Conselho Tutelar é a proteção e garantia dos direitos dos menores segundo o seu Estatuto. O papel do Conselho Tutelar começa a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsáveis ou em razão de sua própria conduta.

Problema antigo

O vereador Luiz Carlos Pinto, o Pico, fez indicação à administração municipal para que, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura, providencie a drenagem para o escoamento da água da chuva na esquina da Avenida Leoberto Leal com a rua Rio de Janeiro, próximo ao Mercado Alves. Os moradores da proximidade sofrem com os alagamentos sempre que ocorre algum temporal. Outros pontos do município também são atingidos com alagamentos quando ocorrem os temporais, com a chegada do verão, os temporais são mais frequentes.

Calçadão da Beira-Mar

No fim de semana de sol, o calçadão da Beira-Mar esteve lotado durante praticamente todo o dia. As pessoas aproveitaram o dia para usufruir da praça e brincar com toda a família. Enquanto os moradores e veranistas usufruem da primeira etapa, as obras da segunda etapa seguem em ritmo acelerado para ser entregue no prazo estipulado, que é na primeira quinzena de dezembro.

Assistência Social

Jornal Gazeta trouxe no fim de semana matéria sobre os trabalhos da Assistência Social de Balneário Rincão. O número de famílias cadastradas no CadÚnico com rendimentos de até ½ salário mínimo chamou atenção, por dependerem exclusivamente dos projetos sociais para sobreviverem. Cerca de 800 famílias são beneficiárias ou do Programa Bolsa Família, ou do Benefício de Proteção Continuada (BPC). CRAS do município tem procurado acompanhar todas as famílias para que não percam os benefícios.