Dinheiro garantido

Senado aprovou o empréstimo de Criciúma junto ao Fonplata. Os 17,2 milhões de dólares serão investidos em mobilidade urbana. “Vai dar forma ao binário da Santos Dumont. Lembrando que a licitação para essa primeira etapa deve ser concluída nos próximos dias. A liberação dos recursos vai respeitar o cronograma estabelecido pelo município e os valores repassados em parcelas em 2019, 2020 e 2021”, explica Wagner Espíndola, diretor de projetos do Governo de Criciúma. Segundo ele o município já está preparando um segundo Fonplata. Ordem é aproveitar o crédito e buscar o recurso para promover as transformações que a cidade precisa.

Obra avança

Equipes que atuam na obra da Marcos Rovaris, no Centro de Içara, esperam concluir nesta sexta-feira a retirada dos canteiros e árvores da rua. “E com isso dar início a nova etapa da obra. Nossa meta é concluir em no máximo 90 dias todo o serviço. Antes do início do horário de Natal queremos estar com ela pronta. O que pedimos é paciência ao motorista, que precisa se adaptar a estas mudanças durante a execução dos serviços”, ressalta o secretário Arnaldo Lodetti Junior. Segundo ele, hoje também inicia a obra de revitalização da Henrique Lage e no sábado deve ser feita a pavimentação da Procópio Lima.

Peixe

Presidente da Colônia de Pesca Z-33, vereador João Picollo, disse ontem, durante entrevista à Difusora, que o ano não está positivo para os pescadores artesanais da região. “Não tivemos a temporada que esperávamos com a tainha. Não tivemos uma grande temporada com a anchova até aqui e a torcida fica para temporada da corvina, mas o mar não está para peixe”.

Turista

Vereador João Picollo apresentou indicação no Legislativo do Rincão para criar na cidade um posto de atendimento e orientação ao turista. “Isso vai beneficiar a cidade porque esse atendimento qualificado ao turista vai cada vez mais reforçar o setor na cidade. Esperamos que o governo entenda essa importância e capacite profissionais para atuar nesse setor”, explica.

Articulando

MDB do Balneário Rincão está se reestruturando. Líderes do partido tem percorrido os bairros, mobilizado lideranças e garantido novos filiados. Ordem é deixar o partido pronto para o processo eleitoral do próximo ano.

Acelerar

Prefeitos de Santa Catarina saíram do Congresso Catarinense de Prefeitos, promovido pela Fecam, com a certeza de que a saída para a retomada do crescimento do país passa obrigatoriamente pela reforma tributária e pelo pacto federativo.

Nova Pesquisa

Ibope divulgou dados sobre mais uma pesquisa contratada pela Federação Nacional da Indústria sobre a avaliação do Governo Bolsonaro. A pesquisa apontou queda na aprovação e no grau de confiança. Como os bolsonaristas de carteirinha não acreditam nos números e os opositores também não, fica apenas o registro.

Vai adotar

Governador Carlos Moisés vai aderir ao plano para expansão de escolas cívico militares no país. O Estado vai ganhar pelo menos duas unidades e a escolha das cidades em que elas serão instaladas caberá ao governador Carlos Moisés.

Abuso

A nova lei de abuso de autoridade acabou dando repercussão nacional a uma ação do promotor Alex Sandro Teixeira da Cruz. Ele arquivou uma notícia crime de importunação sexual citando o artigo 27 da nova lei. Lembrou que, sendo um indício concreto do crime, poderia ser condenado de 6 meses a 2 anos detenção e ainda pagar multa.

Investigando

Gaeco cumpriu mandado ontem no Departamento de Trânsito da Prefeitura de Criciúma. Foi levantar documentação sobre a investigação de um funcionário que elaboraria defesas para motoristas infratores.