Últimos dias para inscrições no ensino médio técnico do IFSC

503

Na região Sul, a instituição oferece vagas nos campus de Araranguá e Criciúma. Os cursos são gratuitos.

Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para inscrições nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Na região sul do estado, a instituição oferece esta modalidade nos câmpus Araranguá e Criciúma. Os cursos são gratuitos.

Os cursos de ensino médio técnico são aqueles em que o estudante faz o ensino médio e o técnico juntos dentro do IFSC. Para isso, o estudante deve possuir o ensino fundamental completo ou concluí-lo até a data da matrícula.

O Câmpus Criciúma oferece os cursos técnicos em Edificações, Química e Mecatrônica. Eles são matutinos, com atividades também à tarde em alguns dias da semana. Cada curso oferece 40 vagas. Já no Câmpus Araranguá os cursos disponíveis são Vestuário (matutino), Eletromecânica (matutino) e Eletromecânica (vespertino). São 35 vagas em cada curso.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do IFSC (www.ifsc.edu.br). A seleção é feita por um exame de classificação, marcado para o dia 20 de outubro, com dez questões de Língua Portuguesa e dez questões de Matemática. O valor da inscrição é de R$ 55.

O preenchimento das vagas oferecidas pelo IFSC é realizado por meio de dois sistemas: a Ampla Concorrência e o Sistema de Cotas para Escolas Públicas. Para concorrer às vagas por meio do Sistema de Cotas, o candidato deverá fazer sua opção no momento em que se inscrever, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

A lista dos candidatos aprovados, para matrícula em primeira chamada, será publicada no dia 6 de dezembro. Em todo Estado, o IFSC oferece 1.111 vagas em 26 cursos técnicos integrados ao ensino médio. Todas as informações sobre o processo seletivo constam no edital disponível em www.ifsc.edu.br.