Congresso reunirá prefeitos de todo o Estado

23

Organizado pela Federação Catarinense de Municípios, evento terá como tema “Inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal”

Incentivar o debate e a vivência sobre os desafios da inovação como estratégia para a gestão pública eficiente e sustentável. Esse é o principal objetivo do 17º Congresso de Prefeitos, que começa hoje. Organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o evento irá reunir gestores públicos de todo o Estado.

Considerado um dos maiores congressos municipalistas realizados no Brasil, o evento acontece até quinta-feira, na Arena Petry, em São José, na Grande Florianópolis, e terá como tema a “Inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal”. São esperados cerca de 2,5 mil participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos, servidores municipais, estaduais e federais, empresários e empreendedores, dirigentes de instituições privadas e instituições sociais.

O presidente da Fecam, prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP) destacou que a edição deste ano terá uma série de novidades focadas para a sustentabilidade dos municípios catarinenses. “Será um congresso sustentável, inovador e preocupado com a eficiência na gestão pública. Serão dias de grandes debates e a partir deles vamos poder adotar na prática, e não apenas no discurso, a direção da sustentabilidade em nossos municípios, pois precisamos efetivamente empreender ações que vão cuidar da natureza que clama no dia a dia por mais cuidados. Será uma oportunidade para que nossos gestores conheçam e levem soluções para melhorar a rotina das prefeituras catarinenses”, afirma Ponticelli.

Para o prefeito em exercício de Içara, Sandro Serafin (MDB), que participará do congresso pela primeira vez, enfatiza a necessidade da união entre os municípios e gestores. “É importante estar no congresso, pois serão debatidos os assuntos como o fortalecimento da municipalidade e a questão do pacto federativo. Discutimos problemas em conjunto, e pensando e agindo conjuntamente, temos melhores resultados. Todos ganham”, analisa o içarense.

Por mais eficiência e efetividade

A programação do Congresso de Prefeitos terá base em três eixos de debate de conteúdos e experiências na busca por novos rumos para a eficiência e efetividade da gestão pública municipal: conversas de impacto e inovações; cidades em rede e redes de inovação; e gestão eficiente. Além disso, a Feira de Soluções que há 15 anos ocorre simultaneamente ao congresso, terá o dobro de estandes do ano passado e abordará o tema “Cidades para pessoas, soluções para municípios”.

De acordo com o coordenador geral do Congresso, Alison Fiuza, um dos principais objetivos é incentivar o debate e a vivência sobre os desafios da inovação como estratégia para a gestão pública eficiente e sustentável. Para cada um dos temas serão apresentados programas e experiências onde os participantes possam colocar em prática nos municípios. “Nosso Congresso será focado na sustentabilidade, mas não vamos apenas falar em sustentabilidade, vamos fazê-lo, inclusive, estamos buscando realizar o primeiro Congresso municipalista sustentável do país, pois será feito com base na ISO 20121, a norma que certifica o gerenciamento de eventos sustentáveis”, explica.