Saúde

Lideranças políticas de Santa Catarina estão se articulando para pressionar o Governo Federal e evitar o corte de 40% no repasse de recursos para o Estado a partir do ano que vem. “Essa informação surgiu na semana passada e desde então estamos nos mobilizando. Vamos, em conjunto com o executivo e os deputados federais conversar com o Ministério da Saúde para evitar que o corte seja sacramentado. Precisamos é ampliar os recursos e não cortar. Essa verba que vem de Brasília vem para a alta complexidade, que já tem dificuldades. Por isso esse corte não pode de forma alguma ser consolidado”, explica o deputado José Milton Scheffer.

Audiência

Câmara de Vereadores realiza nesta terça-feira uma audiência pública para discutir a criação de uma Área de Preservação Ambiental nos bairros Terceira Linha, Ponta do Mato e Linha do Meio. Encontro será às 19 horas no Centro Comunitário da Ponta do Mato. Segundo o presidente da Comissão que trata do Plano Diretor, vereador Toninho de Mello, o objetivo é discutir o assunto com a comunidade que pode ser impactada caso a proposta seja aprovada.

Consolidado

Reveraldo Joaquim avaliou na manhã de segunda-feira, durante entrevista à Difusora, a terceira edição do Festival de Teatro Revirado. “Começou com apenas uma edição para comemorar o aniversário do Cirquinho e se consolidou. Foi um grande evento, com grande público e com os artistas saindo daqui extremamente felizes e satisfeitos. Vamos agora pensar na edição do ano que vem”, avisa. De acordo com os dados da Fundação Cultural, pelo menos 18 mil pessoas foram impactadas pelo evento.

Sem água

Bairros Aurora, Ana Eliza, Alvorada, Barracão, Boa Vista, Coqueiros, Jardim América, Lombas Pedreira, Poço Oito, Poço Três, Rio dos Anjos, Sanga Funda, São José, São Rafael, Vila Nova vão ficar sem água nesta terça-feira. Motivo é uma manutenção programada pelo Samae do Balneário Rincão.

Em Araranguá

Unesc apresenta hoje à imprensa a estrutura do campus de Araranguá. Novo prédio vai consolidar o processo de expansão e consolidação da universidade. A ida para a Araranguá também deve ajudar o Vale a impulsionar o seu desenvolvimento.

Vai começar

A partir de hoje inicia oficialmente a obra de revitalização da Marcos Rovaris. A primeira etapa será a retirada das árvores. Arborização da rua será revista e árvores adequadas ao local serão plantadas durante a obra.

 

Empreender

Governo de Criciúma realiza uma mesa redonda no próximo sábado e tem o empreendedorismo como foco. Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claiton Pacheco, o “objetivo é integrar os empresários da região e criar um clima de cooperação e desenvolvimento entre eles”.

Intervenção

Presidente da Câmara de Vereadores Miri Dagostin deve pedir a intervenção da executiva estadual no diretório do partido em Criciúma. “Precisamos fazer uma eleição clara, respeitando o edital, respeitando as pessoas. Só assim vamos conseguir fortalecer e renovar de fato o nosso partido”, argumenta.

Sede nova

Câmara de Vereadores de Criciúma deve sim ser transferida ainda este ano para a nova sede. “Esse é o nosso objetivo, mas claro que a Câmara é uma casa política e tem algumas divergências que precisam ser superadas. Neste primeiro momento ainda não teremos total conforto, mas precisamos fazer o gesto. Vamos criar uma comissão para discutir o assunto e acelerar esse processo”, ressalta o presidente do Legisaltivo, Miri Dagostin.

Vai renovar

Nova Veneza vai seguir o caminho de Siderópolis e de Maracajá. Município vai renovar o contrato de parceria com a Casan. Com isso, perde força o desejo do prefeito Salvaro de articular um consórcio intermunicipal na Amrec para fazer a gestão da água e do esgoto na cidade.