Mudanças acontecerão logo após a remoção dos canteiros na Rua Marcos Rovaris, onde o fluxo também terá o sentido da Avenida Procópio Lima para a Rua Sete de Setembro

As alterações na região central de Içara foram apresentadas ontem para a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas. Conforme o diretor do Núcleo de Transporte e Circulação, Washington Valmor Pereira, as alterações acontecerão logo após a remoção dos canteiros na Rua Marcos Rovaris, iniciada ontem também.

A Marcos Rovaris terá fluxo também no sentido Avenida Procópio Lima-Rua Sete de Setembro. A Rua Anita Garibaldi passará a ter mão dupla e fará parte do itinerário do transporte coletivo. Já a Rua João Lodetti terá o tráfego alterado da Rua Marcos Rovaris em direção a Henrique Lage.

“Entramos em contato com os lojistas para que apresentassem sugestões e marcamos esta reunião para poder conhecer todas as alterações previstas. Tudo o que vier a melhorar o tráfego e deixar a cidade mais aconchegante torna-se positivo para o comércio local”, indica o presidente da CDL, Alexandre Fernandes. A pauta na reunião da diretoria foi provocada pelas obras de revitalização na região central apresentadas na semana anterior. Conforme o prefeito em exercício, Sandro Giassi Serafin (MDB), os trabalhos acontecerão quadra a quadra para evitar transtornos aos lojistas e clientes.

Árvores serão substituídas

Árvores e canteiros já começaram ontem a ser retirados, na Marcos Rovaris, nas proximidades da agência do Banco Bradesco, para dar espaço ao novo projeto paisagístico. As árvores serão substituídas por outras espécies, adequadas ao projeto paisagístico e respeitando parâmetros ambientais.

“São árvores que foram mal escolhidas no passado. Várias estão podadas e não crescem mais, algumas até batem nas sacadas, impossibilitando uso e visão de moradores. Algumas também estão velhas, já tivemos casos de que árvores que caíram em carros após vendavais, outras estão levantando a raiz, estourando o petit pavê, prejudicando as calçadas”, explicou o presidente da Fundai, Luciano Cardoso.

A rua também receberá novos bancos e lixeiras. “Teremos ainda a substituição do petit pave para o paver, e a recuperação da rede de água em conjunto com a Casan, reformulação da iluminação pública em parceria com a Cooperaliança. Também será realizado um procedimento para levantar a fiação elétrica da calçada, além da desobstrução das caixas de captação de água da chuva nas calçadas. São alguns transtornos momentâneos para que tenhamos um bom resultado final”, acrescentou o secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti Junior.

Obras pela cidade

Na sexta-feira (20), na transferência de Murialdo Gastaldon para a administração de 20 dias de Sandro Serafim, foram assinados as ordens de serviço de mais obras para a cidade, além da pavimentação da Rua Henrique Lage, que terá 750 metros pavimentados na primeira etapa e, posteriormente, mais 210 metros, as obras elencadas para começar no dia 30 de setembro são:

A Rua Justino Isaias dos Passos, no bairro Presidente Vargas, com 950 metros de repavimentação asfáltica (capa asfáltica sob a lajota). Rodovia que liga a Diomício Freitas até a SC-445 passando pelos fundos da igreja católica do bairro Presidente Vargas. A Rua Bolessuavo Klima, no bairro Liri, com a pavimentação asfáltica no total de 330 metros, ligando a SC-445 até as empresas que integram o Parque Industrial. O início previsto é para o dia 30 de setembro. E a Vila Alvorada, ICR-353, extensão de 560 metros de pavimentação asfáltica com base química.

No dia 7 de outubro, deve começar a obra na Rodovia Casemiro Tibincoski, conhecida como Linha Três Ribeirões, que terá 1.100 metros de pavimentação asfáltica que vai ligar a SC-445 até a Unisul e na sequência ao Anel Viário, e a Via Expressa em Criciúma (já pavimentados).