Dia histórico

A próxima segunda-feira entra para a história da saúde pública de Içara. Depois de enfrentar um período terrível, sem crédito, sem estrutura e ameaçado de fechar as portas, o Hospital São Donato entra em uma nova era com a ativação dos dez leitos de UTI. Demorou mais do que se imaginava, mas vai sair. Com a UTI aberta o São Donato vai poder buscar uma especialidade em alta complexidade. “Também vamos ativar o internato para os estudantes da Unesc e em breve nosso desafio é transformar o São Donato em um Hospital Escola para a residência médica”, argumenta o diretor administrativo Júlio de Lucca. É um novo momento e que consolida a imagem de Içara como cidade em transformação e desenvolvimento.

Governador na área

Governador Carlos Moisés cumpriu agenda nesta sexta-feira e também neste sábado pela região. Veio repassar recursos para Jaguaruna e anunciou verba para a Jorge Lacerda, rodovia que serve de acesso Sul para Criciúma e que havia anos aguardava por uma revitalização. Também aproveitou para anunciar o aporte financeiro para a implantação do centro de inovação da Unesc, que será implantado no antigo complexo educacional, que teve construção iniciada pela prefeitura e que acabou sendo repassado a Unesc e agora cedido ao Estado. No sábado a agenda do governador inclui a inauguração de uma pavimentação em Nova Veneza.

Viajando

O prefeito Murialdo Gastaldon acompanhou a comitiva içarense que participou de uma excursão até os pontos turísticos da serra gaúcha. A ação, organizada pela Epagri e Secretaria de Agricultura do município, teve como objetivo ampliar o repertório dos produtores rurais e empresários do ramo de turismo e gastronomia nos atrativos turísticos nas cidades de Nova Petrópolis, Canela e Gramado.

Fortalecendo

Deputado Júlio Garcia disse na manhã de sexta-feira, durante entrevista à Difusora, que o PSD em Içara tomou sua posição. “Temos candidato, vamos ao processo eleitoral com o Alex Michels. O momento é de reforçar essa condição, reforçar a nominata de vereadores, porque será uma eleição diferente para o legislativo e articular. O diretório municipal é que irá definir como será a composição na majoritária, com quem vamos estar, mas, neste momento, o Alex Michels é o candidato”.

Respeito

Michels por sua vez deixou claro que pretende ter o MDB como parceiro e que neste momento se apresenta como candidato da atual administração. “Mas com muito respeito ao MDB. É o maior partido de Içara e tem também seus nomes. Vamos aguardar e respeitar a posição deles, mas entendo que a união que faz hoje a gestão de Içara deve sim ser mantida”.

Aeromédico

Vereador Tita Beloli saiu otimista da reunião de ontem com o prefeito Clésio Salvaro. A comissão que trata da implantação do Serviço Aeromédico tem reunião agora com outros prefeitos da região e aposta no início dos serviços ainda este ano. “Acredito que será possível. Temos que definir equipamentos e a contratação da equipe para começar a atender”

A greve

Presidente do Sindicato dos trabalhadores nos Correios de Criciúma, Samuel de Mattos confirmou na manhã de sexta-feira que a greve se mantém em todo o país e que a adesão está aumentando. “Com o centro de distribuição comprometido, a entrega de correspondências já vem sofrendo atrasos. A direção sucateou a empresa e agora coloca a culpa nos trabalhadores”, reclama.

Mau cheiro

Moradores do Bairro São Luiz voltaram a reclamar do mau cheiro provocado pela fábrica de rações da JBS. Assunto foi levado ao legislativo de Criciúma pelo vereador Edson Luiz do Nascimento. “E não é só isso, tem os danos provocados nas ruas pelo excesso de peso dos caminhões e o grande número de pombos, que também são risco para a saúde pública”, explica o vereador. Segundo ele, o objetivo é encontrar uma alternativa. “Queremos colocar na mesma mesa o prefeito e a JBS para que a empresa continue na cidade, mas que possa ir para uma área mais adequada sem prejudicar os moradores”.