Morre Walmor de Luca, ex-vereador de Içara e ex-deputado federal

134

Político foi ainda secretário de Estado da Saúde em Santa Catarina, presidente da Telesc e presidente da Casan 

Faleceu ontem em Florianópolis, aos 81 anos, o ex-vereador, ex-deputado federal, ex-secretário de Estado da Saúde, ex-presidente da Telesc e ex-presidente da Casan Walmor Paulo de Luca, marido da deputada estadual Ada de Luca. Deixou ainda dois filhos e três netas.

Filho de Jorge Elias de Lucca e de Gília Rizzieri de Luca, diplomou-se em farmácia pela Universidade Federal do Paraná, em 1962. Durante 50 anos, Walmor de Luca teve atuação destacada na vida pública de Santa Catarina. O último cargo em que esteve foi na presidência da Casan, durante o governo Luiz Henrique da Silveira, de quem era amigo pessoal.

Walmor de Luca iniciou a vida política na segunda legislatura de Içara, entre 1966-69, eleito vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido do qual foi um dos fundadores no município.

Depois, elegeu-se deputado federal por Santa Catarina, com 41.691 votos, para a 45ª Legislatura (1975-1978). Durante o mandato, exerceu a vice-presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a aquisição de hospitais pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Também foi vice-presidente da Comissão Permanente de Minas e Energia e suplente da Comissão de Saúde.

Em 1978, foi reeleito pelo MDB para o mandato na Câmara dos Deputados, agora com 45.013 votos, compondo a 46ª Legislatura (1979-1982). Neste período, exerceu a função de 4º Secretário da Mesa Diretora da Casa, entre 1979 e 1981, e de Vice-Líder da bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em missão parlamentar, visitou o Líbano e a Síria, a convite da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), e viajou para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde foi delegado observador na II Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), que abordou o direito do mar.

Novamente reeleito deputado federal no pleito realizado em 1982, pelo PMDB, obteve 72.853 votos, e tomou posse na 47ª Legislatura (1983-1986). Integrou a CPI sobre o polo petroquímico do Sul (1986) e visitou Angola em missão parlamentar, a convite do Governo do país africano. Manteve-se no posto de Vice-Líder do partido na Câmara e participou da Comissão Permanente de Finanças.

Em 1986, mais uma vez elegeu-se deputado federal, com 41.686 votos, para a composição da 48ª Legislatura (1987-1991); e integrou a Assembleia Constituinte de 1988 (Constituição assinada em 5 de outubro de 1989), a Subcomissão do Sistema Financeiro e a Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças. Licenciou-se do mandato, entre 1989 e 1990, e assumiu a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, nomeado pelo Governador Pedro Ivo Campos.

Em 1990, com 20.046 votos, Walmor de Luca, ficou na suplência para o mandato de deputado federal, mas não foi convocado pela Câmara. De 1991 a 1992, ocupou o cargo de assessor parlamentar do Ministério da Saúde.

Presidiu as Telecomunicações de Santa Catarina (Telesc), entre 1993 e 1995. E foi presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), de 2003 a 2011, nomeado pelo Governador Luiz Henrique da Silveira.

Em 2007, assumiu como diretor vice-presidente da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESBE).

Governador decreta luto oficial

O governador Carlos Moisés, na manhã de ontem, 9, decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento de Walmor de Luca. No decreto, Moisés faz menção aos “notáveis e relevantes serviços prestados e sua destacada atuação na vida pública catarinense”.

Corpo será cremado

O corpo foi velado na Capela Funerária do cemitério do Itacorubi, em Florianópolis, das 16h às 22h de ontem e, trazido para a Câmara de Vereadores de Içara, onde será velado a partir das 8h de terça, 10. As últimas homenagens serão realizadas às 16h, durante a cerimônia de cremação no Crematório Millenium, em Içara.

Homenagem do Executivo

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon também decretou luto oficial de três dias. Ele e o vice Sandro Giassi Serafin prestaram homenagem ao ex-deputado Walmor de Luca em depoimento nas redes sociais.

“Hoje é uma data muito triste para todos nós içarenses. O dia que o nosso amigo, grande conselheiro Walmor faleceu. Um homem que deixou um legado grande, não só pra nós, mas pra todo estado de Santa Catarina. Um homem que com sua sabedoria, seu exemplo de vida, com seus conselhos, nos orientava nas nossas decisões, nas nossas ações. Eu, particularmente, estive muitos anos com ele, desde o tempo lá do conselho de administração da Casan, da casa Ambrev. Sempre muito próximo a ele. Ele nos deixa muita saudade, mas também fica guardado no nosso coração o seu carinho, as suas palavras, a sua lembrança, a sua inteligência. Vai em paz, Walmor, nós guardaremos a sua presença sempre em nosso coração”, disse o vice-prefeito Sandro Giassi Serafim.

A última conversa que Walmor de Luca teve com o prefeito Murialdo Gastaldon foi no orquidário do Horto Municipal. “Foi a última vez que conversamos com o ex-deputado e amigo. Ele, nesta passagem que fez por Içara, recente, queria conhecer o orquidário. Queria conhecer a produção de moranguinho. Queria saber como é que estavam as coisas. E aqui foi nosso último contato. Ele comprou orquídea para levar para a esposa, pra Ada. Esta é a história do Walmor, presente na cidade, acompanhando as coisas de Içara, das pessoas. ‘Este aqui é filho de quem, é neto de quem?’, perguntava. ‘O que a cidade está realizando, o que vocês estão fazendo, o que estão realizando, o que vocês estão pensando pro desenvolvimento econômico e geração de emprego? Olha, bota foco nisso. Tem que ter emprego, a cidade tem que crescer, tem que progredir”, me disse. Walmor tinha preocupação permanente com a vida das pessoas, com os descendentes, com cada cidadão içarense. Uma perda realmente muito grande para Içara, pra região e pra Santa Catarina. Vai em paz, que nós vamos continuar seguindo teu legado”, declarou o prefeito de Içara.