Seminaristas de Filosofia recebem visita do Bispo Diocesano

Nos dias 2 e 3 de setembro, os seminaristas da etapa do discipulado e seus formadores, padre Antônio Madeira e padre Anderlei, receberam, no Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC), o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach. Como de costume, os seminaristas diocesanos, de todas as etapas da formação, recebem, ao longo dos dois semestres do ano, a visita do bispo diocesano, para que ele possa conhecê-los mais e saber como está sendo encaminhado o processo formativo. Dom Jacinto presidiu duas celebrações eucarísticas, sempre ressaltando a importância da oração pelas vocações, e também participou de todos os horários que a casa formativa proporciona: formações, liturgia das horas, convivência, entre outros.

Pastoral da Pessoa Idosa amplia seu trabalho na Diocese

Aos poucos ela está crescendo e vendo seu serviço dar frutos. A Pastoral da Pessoa Idosa, implantada na Diocese de Criciúma há 15 anos e reorganizada há cerca de sete, realizou no sábado, 31 de agosto, no Seminário Rogacionista Pio XII, Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Pinheirinho, mais um encontro de capacitação para novos líderes. Além dos paroquianos, participaram da atividade, também, novos agentes de paróquias onde a PPI já é realidade, como São João do Sul, Santa Bárbara e São José. Ainda no dia 20, a mesma capacitação foi realizada na Paróquia São Francisco de Assis, em Balneário Rincão. Somando as formações, ingressaram 18 pessoas e a PPI foi implantada em mais duas paróquias. Conforme a coordenadora diocesana da PPI, Olinda Soethe, até a realização dos dois últimos encontros, a Pastoral da Pessoa Idosa estava presente em oito paróquias da Diocese, com 157 líderes e cerca de 480 idosos atendidos. De oito, o número sobe, agora, para dez paróquias, aumentando também o número de agentes e público atendido.

Encerrada 2ª edição da Escola Regional de Música Ritual Litúrgica

De 30 de agosto a 1º de setembro, o Regional Sul 4 da CNBB contemplou a última etapa da Escola de Música Ritual Litúrgica. De sexta-feira à noite a domingo pela manhã, o Centro de Formação de Lages se encheu de música e alegria, com a presença bonita e dinâmica de nossos presbíteros, músicos, instrumentistas, animadores, leigos(as), religiosos(as), seminaristas, maestros e ministros(as) do canto, sedentos e desejosos de aprender novo repertório musical e adquirir novos conhecimentos na formação litúrgica, para servir melhor suas comunidades! Foram esses quatro anos, de 2015 a 2019, uma oportunidade de formação, além de uma expressiva experiência de fé e compromisso com a Divina Liturgia da Igreja. Em duas etapas formativas, desenvolvidas em oito módulos, cantamos a salvação e a ação do Senhor na vida celebrativa da Igreja. Esse foi um momento importante na história da Igreja em Santa Catarina, que proporcionou o aprendizado de novos cantos para melhor celebrar a Liturgia, nos diferentes tempos do Ano Litúrgico.  Com o empenho e total apoio dos bispos do Regional, a Escola atingiu seu objetivo primeiro, de capacitar ministros e ministras do canto e da música ritual litúrgica, a fim de que se tornem agentes atuantes e qualificados, capazes de promover encontros de formação nesta área, em suas respectivas dioceses.