Coluna de saúde e boa forma – 06/09/2019

56

Quando devo procurar um Geriatra?

A geriatria é a especialidade médica que tem como objetivo a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e a reabilitação funcional de pessoas com idade avançada.

O geriatra utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes. Este médico trata de doenças de múltiplas causas, como por exemplo:

  • Doença de Alzheimer
  • Doença de Parkinson
  • Hipertensão Arterial
  • Diabetes
  • Osteoporose
  • Tontura
  • Incontinência urinária
  • Tendência a quedas
  • Cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.

Apesar de ser reconhecida como a medicina do idoso, a geriatria não é indicada apenas para velhinhos. Sugere-se procurar um geriatra desde jovem, visto que o envelhecimento faz parte do processo natural da vida, e é possível fazer aconselhamento para saber quais medidas preventivas são importantes.

Confira 10 dicas para envelhecer com saúde:

1 – Pratique atividades físicas.

2 – Mantenha uma alimentação saudável. Fonte de cálcio e vitamina D, o leite e seus derivados evitam a osteoporose. As proteínas são aliadas na preservação do sistema imunológico e dos músculos. Enquanto as fibras atuam no bom funcionamento do intestino.

3 – Beba água. Ingerir, no mínimo, oito copos de água por dia.

4 – Exercite o cérebro. Leia, assista a filmes, jogue baralho, palavras cruzadas ou até mesmo aprenda uma nova língua. Estimular o raciocínio previne a perda de memória.

5 – Tenha um sono bom. A privação do sono pode comprometer a concentração e a memória.

6 – Abandone maus hábitos. Evite o cigarro, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e atitudes motivadas pelo estresse no trabalho ou em casa.

7 – Mantenha o ambiente da casa seguro, bem iluminado, tenha em conta a disposição dos móveis para assegurar uma fácil mobilidade pela casa; evite o uso de tapetes; adapte o banheiro com barras de apoio; coloque os números de telefone da família e amigos junto ao telefone, escritos em números bem visíveis; deixe os objetos mais utilizados em prateleiras mais baixas, nos armários e cozinha, para evitar que o idoso suba em cadeiras ou bancos.

8 – Cuidado com quedas. A perda do equilíbrio postural pode ser decorrentes de problemas primários do sistema osteoarticular e/ou neurológicos. Algumas estratégias ajudam a diminuiu esse risco, como, por exemplo, fisioterapia para aumento de força muscular e melhora do equilíbrio, redução do número de medicamentos, correção de déficits visuais e uso de bengalas/andador.

9 – Atentar ao uso correto das medicações. Conferir com a receita médica, caso o idoso tenha alguma dificuldade, adquirir uma caixa divisória para facilitar a organização dos remédios.

10 – Procure um médico geriatra regularmente. Faça exames de rotina para prevenir e tratar doenças crônicas, ajudando a compreender quais são as mudanças que o corpo sofre devido ao envelhecimento, garantindo um envelhecimento com saúde e uma melhor qualidade de vida.

Ir ao geriatra desde jovem colabora para uma vida mais longa e saudável!

Dra. Andréa da Conceição Spillere – CRM/SC 17408 – Geriatria / RQE 14612 – Clinica Geral / RQE 14523 – Graduação em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – Residência Médica em Clínica Geral no Hospital São José de Criciúma – Residência Medica em Geriatria no Hospital São Lucas – PUCRS – Porto Alegre – RS