Coluna Anderson de Jesus – 06/09/2019

35

Condomínio Industrial

Empresa que venceu o processo licitatório para a implantação do condomínio industrial Luiz Henrique da Silveira, em Içara, está fazendo os últimos ajustes para o início da obra. A expectativa repassada pela empresa ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Brígido, é de que a obra seja iniciada no máximo até a próxima terça-feira (10). O condomínio terá uma estrutura para que até 35 empresas se instalem e toda a infraestrutura necessária. “Expectativa muito positiva para essa obra porque já há a sondagem de empresas interessadas em vir para a cidade. O momento da economia de Içara é muito positivo e a infraestrutura da cidade acaba atraindo novos investidores”, avisa.

Aplicativo para saúde

Um aplicativo utilizado em São Paulo pode ser a alternativa para acabar, ou pelo menos reduzir, o número de faltas em consultas no município de Içara. A utilização do serviço por aqui deve ser encaminhada ao prefeito Murialdo Gastaldon pela vereadora Edna Benedet. Pelo aplicativo o usuário pode agendar as consultas nas unidades de saúde. Pode ser avisado e relembrado da data e hora dos procedimentos, consultas e exames. “Em caso de impossibilidade, o próprio paciente, via aplicativo, cancela a consulta e evita problemas e prejuízos para a cidade. Essa é uma maneira de usarmos a tecnologia para desburocratizar e melhorar a vida das pessoas”, comenta a vereadora. Ela também comemorou a ativação do Banco Social de Material de Construção Civil na cidade. O projeto, que prevê a doação de sobras de material de construção na cidade, também foi impulsionado por uma sugestão da parlamentar. “O vereador pode fazer mais, pode apresentar ideias, contribuir com a cidade e essas sugestões são mostra disso”.

Positiva

Governo do Estado confirmou, em reunião na capital, o repasse integral de mais de R$ 3 milhões ao Hospital Santa Catarina. Desde dezembro o estado repassava apenas 70% do valor e a redução na verba já ameaçava o funcionamento da unidade. “Agora com valor integral tem garantia de funcionamento. Segurança para toda a equipe do hospital e para os pais que precisam de atendimento”, comemora o vereador Tita Beloli. Notícia positiva para toda a região já que o Santa Catarina é referência em atendimento pediátrico para toda a região.

Sacramentada

Semana termina com a aprovação em Brasília, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, do relatório da reforma da previdência. Claro que ainda é necessário o projeto passar pelo plenário, mas o assunto está sacramentado. A reforma será aprovada e a própria população já parece ter entendido a sua necessidade. Prova disso são os números de uma pesquisa feita pelo Datafolha e divulgada nesta semana. Segundo os dados, apenas 1% da população Brasileira está preocupada com a previdência.

Fundo partidário

Câmara aprovou mudanças no Fundo Eleitoral, a retomada da propaganda gratuita em rádio e TV fora do eleitoral, além do pagamento com o Fundo Eleitoral de honorários advocatícios para candidatos. Dos catarinenses votaram a favor Darci de Matos, Hélio Costa, Pedro Uczai e Ricardo Guidi. Diferente do que vem sendo divulgado, segundo o deputado Ricardo Guidi, não há aumento no fundo. “O que votamos e sim neste caso votei a favor, foi a flexibilização para o uso do dinheiro do fundo. Não houve aumento. Tem alguns sites de acompanhamento do Congresso que tem divulgado essa informação, mas não procede”, diz o deputado.

Preocupado

Deputado Jessé Lopes destacou durante entrevista na Difusora sua preocupação com o uso das câmeras corporais pelos PMs no Estado. Entende que as imagens podem inibir a ação de alguns policiais e permitir o crescimento da criminalidade. “As imagens podem inibir os policiais e permitir inclusive que eles sofram ações judiciais dos marginais. Defendo o uso do equipamentos, mas que ele possa ser ligado só no momento que o policial entender que deve fazer isso”.

Gênero

Entidades que tratam de educação em Santa Catarina encaminharam documento ao governador pedindo para que não seja retirado do currículo escolar de Santa Catarina as expressões “diversidade” e “identidade de gênero”. O tema vem causando polêmica na Assembleia e levou o governador a pedir a retirada das expressões. “Não vamos permitir que os professores levem este tema para a sala de aula”, afirma o governador.

Mutirão

Boa notícia para a saúde. Governo de Morro da Fumaça realiza neste sábado (7) 16 procedimentos de cataratas. Segundo o secretário de saúde, a ação vai garantir que a fila desta especialidade seja zerada no município.

Belo projeto

A Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful) lançou mais um Projeto de Eficiência Energética (PEE). Para esta ação, foi firmada uma parceria com a Satc, que levará para mais 4 mil alunos do 1º ao 9º ano, de todas as escolas atendidas com energia da Cooperativa, uma grande campanha educacional estimulando o consumo consciente. Projeto tem a sustentabilidade como seu principal foco.

Otimismo

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, esteve ontem na cidade gaúcha de Carlos Barbosa para tentar a vinda de uma unidade da Tramontina para Criciúma. “Sou muito otimista. Foi uma boa conversa. Claro que a resposta não viria ontem, naquela reunião, mas estamos trabalhando e oferecendo a cidade de Criciúma. Não há nada mais libertador para o cidadão do que ter emprego e a responsabilidade do governo é essa”, pontua o prefeito.