UTI do São Donato deve funcionar ainda neste mês

33

Expectativa é que serviço seja oferecido a partir do dia 16 de setembro

A população do Sul segue à espera da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Donato. Devido ao impasse na escala dos médicos, a primeira previsão, de abrir no início da semana, não pode ser cumprida. Mas a diretoria já tem a expectativa de uma nova data para o funcionamento do serviço: 16 de setembro.

Segundo o diretor-administrativo do São Donato, Júlio De Luca, a estrutura e os equipamentos já estão todos prontos. O grande empecilho segue a escala. “Estamos dependendo dos médicos”, destaca.

Na sexta-feira, a diretoria do HSD fará uma reunião com o corpo clínico, para definir os últimos detalhes antes do funcionamento do serviço. “Fizemos treinamento com todos os profissionais. Só falta alinhar alguns detalhes juntamente com a equipe de médica”, ressalta de Luca.

Antigo entrave para o início do funcionamento da UTI, a negociação com o Governo do Estado está acertada. A diária que será paga pelo Estado para cada leito é de R$ 859,00. Isso pode levar o valor do repasse a quase R$ 260 mil ao mês. Além disso, os números podem aumentar, caso o contrato inclua produtividade.

Os dez leitos serão 100% ofertados ao Sistema Único de Saúde, ajudando a desafogar o Hospital São José, em Criciúma, que até agora é o único na região que oferta o serviço pelo SUS. “Esses leitos vão ficar à disposição do Estado. Se alguém de fora precisar e tiver leito disponível em Içara, eles serão encaminhados para cá”, destaca.

Além disso, com o aumento da demanda, foram contratados cerca de 30 novos profissionais. “É sempre uma luta diária. A gente recebe o alvará do governo, depois o alvará da vigilância sanitária. Depois vai conversar com o Governo do Estado e sempre são conversações difíceis. Todo dia tem que transpor barreiras. E quando chega um momento desse, é legal para todo mundo”, completa o diretor.