Banco Solidário

Governo de Içara apresenta oficialmente nesta manhã o Banco Solidário. Proposta tem como foco a arrecadação de Material de Construção que sobra em obras pela cidade: resto de cimento, piso cerâmico, tijolos. Enfim, algo que você comprovou a mais e que neste momento não lhe tem serventia. Todo o material arrecadado vai ser catalogado e em seguida repassado para famílias carentes. Gente que precisa ampliar a cozinha, melhorar a parede prestes a ruir, fazer um banheiro. Enfim, vai ser repassado para quem precisa. A iniciativa já funciona e funciona bem em outras cidades do Brasil e por isso o modelo foi trazido para cá.

Contra as drogas

Sexta-feira tem debate importante em Criciúma. Câmara vai realizar no Salão Ouro Negro da Prefeitura um debate sobre o avanço das drogas. A proposta é do vereador Jair Alexandre. “Os números do consumo de drogas em Criciúma é alarmante. Quando eu falo em Criciúma faço referência a cidade porque sou vereador nela, mas o problema é generalizado. Então vamos reunir autoridades, lideranças e gente que possa ajudar a encontrar caminhos para barrar o avanço do uso de entorpecente na cidade”, defende.

Mais policiais

Governador Carlos Moisés anunciou a contratação de mais policiais civis e profissionais para o IGP. É gente que foi aprovada em concurso público e havia muito tempo aguardava pela nomeação. Eles começam a fase de treinamento em outubro e só devem estar aptos para o trabalho em 2020. Seja como for, é uma boa notícia. Só não está certo o número de profissionais que ficarão à disposição do Sul do Estado.

Lançamento

CDL de Criciúma apresenta nesta quinta-feira, durante coletiva à imprensa, a sua campanha para o Natal 2019. Objetivo da presidência da CDL é começar logo a trabalhar a data, a mais importante do ano para o comércio. No início deste ano a entidade foi beneficiada para captar recursos via lei Rouanet. Meta é realizar o melhor natal dos últimos anos.

Por aqui

Em Içara, a campanha de Natal foi lançada na metade do ano. No município, o grande destaque mais uma vez é a premiação. A exemplo do que já aconteceu no ano passado o município está dando um carro zero quilômetro. A expectativa do presidente Alexandre Fernandes é superar o sucesso do ano passado e ampliar as vendas ao longo dos próximos meses. O sorteio do Renault Kwid será no dia 29 de dezembro.

Montpellier

A construtora Baldissera faz nesta tarde o lançamento oficial do Montpellier. O residencial que está sendo erguido na rua Vitória, coração de Içara, é o primeiro edifício de alto padrão da construtora. Uma inovação para o mercado da construção civil de Içara. São 48 unidades domiciliares e outras cinco salas comerciais. São apartamentos de 2 e 3 quartos, com suíte. Expectativa é de vender as unidades em tempo recorde.

Piloto

Já está em teste na região o aplicativo cidadão da Polícia Militar. A tecnologia permite acompanhamento e registro de ocorrências, estreita a relação entre o cidadão e a Polícia Militar, mas também apresenta um ganho importante na luta contra a violência doméstica. Ele tem um botão de Pânico que vai acelerar a chegada da PM naquelas casas de mulheres que já tem sem sua defesa a chamada medida protetiva.

Cortes no Social

Ao elaborar seu primeiro orçamento, o Governo Bolsonaro passou a tesoura nos investimentos do Social. Cortes no Bolsa Família, que não terá reajuste para o próximo ano. Cortes também no Minha Casa Minha Vida. Programas que tem como principal objetivo reduzir as desigualdades sociais no País. Cortes também nas bolsas de Estudo para Pesquisa. Justificativa apresentada pelo Governo é de que, se não for assim, a conta não vai fechar.

CPMF

Voltou a ser pauta na imprensa que acompanha o dia a dia do planalto a proposta de criação de um imposto semelhante a velha CPMF. O presidente Bolsonaro já afirmou que não estava convencido da recriação do tributo, mas admitiu estar aberto para conversar. A defesa é de que o novo tributo alivie o peso pago pelos empresários na oneração da folha de pagamento.

Declarado

Vereador Alex Michels usou a tribuna da Câmara para defender o empréstimo que está sendo solicitado pelo Governo de Içara. São 30 milhões que serão investidos em pavimentações. Aproveitou a defesa para declarar sua condição de pré-candidato. “A julgar pela declaração de alguns aqui, que de uma hora para outra mudaram de opinião, se o empréstimo for aprovado e tomado pelo governo não vamos ter candidato a eleição no próximo ano. Ou melhor, teremos um, porque eu sou pré-candidato”.

Inviabilizando

Já para os vereadores Duca Zata, Itamar da Silva, Toninho de Mello e Israel Rabello, o empréstimo vai inviabilizar o município. Ex-secretário de educação, Toninho de Mello afirmou que até o pagamento de salários será comprometido. “Não se pede empréstimo que não se pode pagar. Com mais estes 30 milhões, o atual prefeito vai deixar uma dívida de 150 milhões em financiamentos. Vai inviabilizar o município. Nem os salários vão estar garantidos”, disparou. “Isso é uma vergonha. Os vereadores que tem consciência não podem votar neste projeto e, se votarem, é só porque o prefeito mandou”, emendou Itamar da Silva. “Venho alertando desde a semana passada. O município está sem capacidade de endividamento e vai ficar ainda mais comprometido”, arrematou Zata.

Façam as contas

Já o presidente da Câmara, vereador Rodrigues Mendes, também defendeu o empréstimo e afirmou que o dinheiro será recuperado. “Com o gasto menor de saibro para as ruas, que serão pavimentadas e terão menos manutenção, no caso do Paço, o aluguel que será economizado, e claro os valores da arrecadação que vão crescer e muito.