Fé é o tema do retiro do clero da Diocese de Criciúma

Na última semana de agosto, ocorreu o Retiro do Clero da Diocese de Criciúma, promovido, anualmente, pela Pastoral Presbiteral. O momento de oração e reflexão foi conduzido, nesta edição, pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo (SP), o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Cerca de 60 padres diocesanos e religiosos participaram da atividade, que aconteceu na sede da Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, Criciúma.

“Foi um retiro dos padres com assuntos variados, relativos à vida, à missão dos padres, mas, de modo muito particular, falamos de fé. E a partir deste tema, há muitos assuntos a tratar que importam na nossa vida, não só de padres, mas de todos os cristãos”, explica o pregador do retiro, Dom Odilo.

Conforme o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, que também participou do retiro, Dom Odilo é uma pessoa de muito testemunho e simplicidade e ajudará o clero diocesano a se renovar espiritualmente. “Creio que este retiro nos ajuda bastante, porque é um momento como se a gente viesse deixar chover em cima de uma terra árida, que precisa de chuva para se renovar, precisa desta umidade que, certamente, renova nosso Batismo, nossa alegria, nosso ministério de quem está servindo ao Senhor. E temos que servir da melhor maneira possível, não de qualquer jeito; temos que ser os discípulos do Mestre. Isso só se faz quando rezamos, quando deixamos Deus nos conduzir. Não é pela nossa inteligência, sabedoria que fazemos bem as coisas, mas pelo amor com que fizemos e a fé que vivemos no dia a dia”, acentuou Dom Jacinto.

Casa de Caridade é inaugurada no bairro Paraíso

Uma tarde para ficar na história da jovem paróquia da Boa Vista. Na tarde de sábado, 17, com a bênção do bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach, foi inaugurada a Casa de Caridade Santo Padre Pio, localizada no bairro Paraíso, em Criciúma. A casa será a referência da Ação Social da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. A cerimônia de inauguração foi marcada pela simplicidade. “Poderíamos convidar as autoridades da cidade e mostrar, pela primeira vez, a casa aos formadores de opinião, mas optamos por convidar aqueles que serão beneficiados pela instituição: as famílias atendidas pela Ação Social Paroquial e os agentes da Pastoral Social. São eles que utilizarão a casa. É justo que seriam os primeiros”, lembrou o pároco, padre Joel Sávio, durante a cerimônia.

Após a bênção dos cômodos, Dom Jacinto tomou a palavra para reforçar o papel social da Igreja. “Não podemos nos esquecer: a Igreja está para evangelizar. E o faz também pela inclusão social. Acolher, amar e amparar aqueles que necessitam de ajuda, independente da religião, é a nossa missão cristã. Alegro-me com a inauguração desta casa. Que seja um ambiente de acolhimento e socorro às famílias mais carentes”, enfatizou o epíscopo.

A Casa de Caridade é fruto do esforço paroquial para instituir uma base para a ação social. A reforma da antiga Casa Mortuária do bairro Paraíso (devolvida à Paróquia, após encerramento do contrato de comodato com a Prefeitura) foi realizada em duas etapas. Na primeira fase, foi realizada a reformulação e ampliação dos espaços de circulação. Em 2019, foi realizada a segunda etapa com a substituição de aberturas, armação do telhado e calhas e a pigmentação das paredes. Os recursos para a conclusão da obra são provenientes do Fundo Diocesano de Solidariedade, fruto da Campanha da Fraternidade 2018 (conforme citado na matéria de 29 de março).