Cursos para salvamento de engasgos são orbigatórios

63

Dados da ONG Criança Segura mostram que, com base nos registros do Ministério da Saúde de 2016, mais de 820 crianças de 0 a 14 anos morreram vítimas de asfixia acidental

Buscando evitar o registro de casos de asfixia acidental em Criciúma, os vereadores do município aprovaram na sessão de segunda-feira (26) a matéria de autoria do vereador Zairo Casagrande (PSD) que torna obrigatória nos hospitais e maternidades referências do município de Criciúma a realização de treinamento específico com as gestantes (a partir do 5º mês) para salvamento em casos de engasgo e de parada cardiorrespiratória.

Conforme o PL nº 031/2019, o treinamento obrigatório das mães deverá ser feito antes do parto, de forma simulada, conforme a disponibilização das datas definidas pelos hospitais e maternidades, para visitar o serviço antes do parto.

Caberá às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) o agendamento do procedimento previsto na lei. Caberá à Secretaria da Saúde de Criciúma a disponibilização da agenda dos treinamentos para as UBS e ESF e também a responsabilidade pelo transporte das gestantes comprovadamente carentes até o local do treinamento.