Edital Cultura Criciúma vai distribuir R$ 135 mil a artista

35

Nove setores serão beneficiados: Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Digital, Cultura Popular, Dança, Literatura, Música, Patrimônio e Teatro

A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (Comcri) lançaram o Edital “Cultura Criciúma”, que vai distribuir R$135 mil em recursos do Fundo Municipal de Cultura para nove setores diferentes da arte e cultura: Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Digital, Cultura Popular, Dança, Literatura, Música, Patrimônio e Teatro.

O edital está disponível no site da FCC, por meio do link www.criciuma.sc.gov.br/fcc/. As inscrições seguem até o dia 20 de setembro.

O edital não era realizado desde 2014. “É uma briga de 5 anos. Quando a gente assumiu o conselho ano passado, o nosso compromisso maior era resgatar o Fundo Municipal de Cultura para poder lançar o Edital Cultura Criciúma. Foi cansativo, foi batalhado. E felizmente hoje a gente está sendo recompensado com o lançamento deste edital”, comentou o presidente da Comcri e diretor de turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail.

“Felizmente esse ano isso vai ser efetivado. É um recurso que vai auxiliar na retomada desse edital que é uma grande ferramenta de política pública pra área de cultura do município. Precisamos do apoio da população para cobrar isso, mostrar que cultura é importante” declarou a vice-presidente da Comcri e presidente da Associação Sul Catarinense de Artes Visuais (Ascav), Daniele Zacarão.

“Com muito sacrifício e empenho tanto da prefeitura como da fundação que nós estamos realizando o lançamento deste edital. A retomada deste recurso é muito importante para todos os órgãos envolvidos, pois ele já não havia sido realizado desde 2014. Então é uma oportunidade imensa para os artistas da região e um auxílio para eles concretizarem o seu trabalho”, afirma o presidente da Fundação Cultural, Júlio César Lopes.