La bela polenta

Chef PV Show conta as várias formas de preparar essa delícia

Sabe aquela comida com gosto de aconchego? Então. A polenta é uma dessas. Ela é típica da culinária italiana, fincando raízes no norte do país e tendo como base a farinha de milho.

No entanto, existem “espécies” de polenta em vários outros países, inclusive, com o uso de outras farinhas. Antes da chegada de imigrantes italianos, já se consumia, no Brasil, uma forma de polenta de milho denominada angu. Em Portugal, por exemplo, existe um prato típico muito parecido, as papas de milho.

Quando falamos em receitas de polenta, temos duas opções, a cremosa e a firme. Essa diferença se dá no cozimento. Na firme, adiciona-se mais farinha e cozinha-se por mais tempo. Já na cremosa, incrementa-se a receita com manteiga, queijos que derretam, entre outras possibilidades.

O melhor é que depois de prontas, as polentas podem virar também aperitivos fritos e até grelhados. Vamos exemplificar as possibilidades?

Polenta cremosa: A polenta cremosa tem sabor amanteigado e combina perfeitamente com molhos mais densos, seja com um ossobuco ou frango cozido, por exemplo.

Polenta firme: A polenta firme pode ser picada em fatias, combinando com molhos menos espessos e permite a elaboração de diferentes pratos.

Polenta frita: A polenta firme, picada em palitos e frita, pode ser uma excelente entrada ou aperitivo. Ela pode receber mais condimentos, ou até mesmo ser salteada com carnes.

Polenta assada\grelhada: A polenta firme, pode ser picadas em fatias largas e ser grelhada, tanto na chapa, como na churrasqueira, ganhando um aspecto crocante e muito saboroso.

No Sul de Santa Catarina, a polenta divide opiniões. Existem os que preferem ela firme e também há os que não abrem mão da cremosidade. O que ambos concordam, é que a polenta é uma delícia e um alimento versátil. Antigamente considerada “comida de pobres”, a polenta ganha destaque no cardápio de vários restaurantes renomados e em, algumas regiões, virou tradição.

Recentemente, a indústria alimentícia lançou polentas pré-preparadas, para serem feitas em refeições instantâneas. Com certeza, se você não tem tempo, elas são uma opção. Todavia, nada se compara a polenta feita com paciência, com a verdadeira farinha de milho.

Se você quer aprender a fazer uma polenta deliciosa e ter ideias de acompanhamentos, acesse o youtube do canal Cozinha com Almôndega. Lá o Chef PV Show te ensina a fazer uma polenta cremosa e irresistível. Além da polenta, você encontrará receitas de repolho refogado, ovos fritos, fortaia e uma deliciosa galinha ensopada. Um verdadeiro banquete italiano e reconfortante. Envie suas dúvidas e sugestões no e-mail cozinhacomalmondega@gmail.com.