Caso Jessé

A possível expulsão do deputado Jessé Lopes dos quadros do PSL catarinense ainda está sob análise. Quem garante é o presidente do partido, deputado federal Fábio Schiochet. Por ora, ele prefere não dar entrevistas, mas encaminhou nota à imprensa. No texto, ele informa que o caso está sob análise do Conselho de Ética do PSL Nacional. Afirmou também que o pedido de expulsão partiu de lideranças do partido no Estado, mas garante que não foi ação do governador Carlos Moisés. O caso veio à tona na última quarta-feira e já foi tema de reunião entre os líderes do partido em Brasília. Nos bastidores, no entanto, a informação é que os deputados vão ser expulsos. Devem ter o mesmo tipo de tratamento que Alexandre Frota teve ao criticar Jair Bolsonaro.

Sem entender

Deputado estadual Jessé Lopes (PSL) confirmou ontem, durante entrevista à Difusora, que não pretende mudar nenhum de seus posicionamentos adotados até aqui. “Eu sempre deixei claro meus posicionamentos ao armamento civil, contra o aumento de impostos e não vou mudar isso”, afirma. Lopes afirma que ainda espera por uma explicação. “Quero entender onde está a infidelidade. Me estranha inclusive a posição da executiva estadual de blindar o governador. Creio que fizeram isso porque ele não teve nenhum apoio com essa posição. Um dos motivos foi o quadro dele, que coloquei no chão, de castigo, depois da posição dos agrotóxicos”.

Cartório

Representantes do Balneário Rincão cobraram esta semana do presidente do Tribunal de Justiça a implantação de um cartório no município. “Tem um compromisso para que no próximo edital para definição de novos cartórios o Rincão seja incluído. Esse serviço é fundamental para a independência da cidade, para dar conforto a comunidade e impulsionar o desenvolvimento do município”, argumenta o secretário de Desenvolvimento Econômico Adroaldo Faraco.

Plano Diretor

Vereador Toninho de Mello reafirmou nesta quinta, durante entrevista à Difusora, a decisão de realizar uma audiência pública para discutir uma proposta que está no Plano Diretor e que cria área de preservação ambiental na cidade. “Tem muita área de agricultura e as pessoas estão preocupadas, por isso queremos discutir bem esse assunto”.

Ativado

Governo de Criciúma ativou ontem um novo Portal da Transparência. Segundo o diretor de TI do governo do município, a intenção é facilitar o acesso da população. “Será mais claro e mais fácil ter acesso a estas informações. Neste novo portal a população vai entender melhor cada dado e acompanhar todas as movimentações do governo”, ressalta Tiago Pavan.

Imposto novo

O presidente Jair Bolsonaro admitiu ontem que vai conversar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a possibilidade de criar um imposto federal sobre transações financeiras – nos moldes da extinta CPMF. Bolsonaro sinalizou que a medida teria que servir como forma de compensação. Segundo reportagem do Estado de São Paulo, a alíquota seria de 0,22%.

Bora cozinhar

Unesc fez lançamento na noite de quarta-feira de mais uma inovação. Com a presença do chef Henrique Fogaça a instituição apresentou o curso superior da Gastronomia. “O curso tem duração de dois anos e vai preparar os alunos para esse setor que segue crescendo muito. Nossa intenção é iniciar a primeira turma ainda em outubro”, destaca a reitora Luciane Ceretta.

Estiagem

Produtores de arroz da região estão em alerta com a estiagem. “O nível dos rios está baixo e por conta disso pode haver um atraso no plantio e um prejuízo para os produtores. Nossa torcida é para que agora em setembro as chuvas voltem e normalizem essa situação”, explica o presidente da Associação de Irrigação, Sergio Marini.

Encontro

Associação Catarinense das Emissoras da Rádio e Televisão, Associação dos Jornais e dos Diários do Interior tiveram encontro nesta manhã com o presidente Jair Bolsonaro e com os ministros do Governo Federal. Na pauta a força da mídia regional. Diretora da Difusora Carol Guidi é a representante do Sul no evento.

Liberdade

Senado aprovou ontem a MP da Liberdade Econômica. No entanto os senadores suprimiram do texto o trecho que falava sobre o trabalho aos domingos. Pelo texto aprovado na Câmara, o empregado trabalharia aos domingos sem ganhar o dobro, como ocorre atualmente. Com a posição do senado, segue valendo a regra atual. “É um corpo estranho esse tema”, afirmou a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Privatizando

Ministro da Onyx Lorenzoni confirmou que o Governo Federal faz estudo para avaliar a possibilidade de privatizar a Petrobras. Proposta tem apoio do Ministro Paulo Guedes e o presidente da estatal. Na quarta-feira, o governo anunciou proposta de privatização de pelo menos nove estatais, entre elas os Correios.