A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA

“A fisioterapia centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base essencialmente no movimento, nas terapias manipulativas e meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar, indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida” (decreto-lei n° 261/93 de 24 de julho).

A fisioterapia tem me proporcionado conquistas diárias e aprendizado constante tanto profissionalmente como na relação pessoal. É muito eficaz para meu crescimento o relato e a proximidade com os pacientes. São momentos eficazes para a promoção e capacidade de as pessoas vencerem todos os obstáculos que estão passando. Eu sempre digo, quero ser as muletas da tua vitória. Com as bênçãos do Arquiteto do Universo sempre vencerá teu caminho.

Quando um médico receita para um paciente um determinado número de sessões de fisioterapia é fundamental que o tratamento seja seguido para que o resultado seja alcançado. Nestes anos de profissão, alguns casos me chamaram atenção pelas dificuldades que o paciente apresentava quando começou o tratamento e pelos avanços que conseguiu ao longo das sessões.

Em muitos casos, o período de tratamento é mais curto, mas em outros o período é mais longo e o paciente precisa ter perseverança. Hoje, a fisioterapia está mais completa e eficiente, pois quando os pacientes não conseguem fazer o deslocamento, existe a fisioterapia domiciliar. Um exemplo ocorre em Balneário Rincão, onde são atendidos pacientes em diversas residências.

Nas equipes de atendimento domiciliar, o fisioterapeuta elabora exercícios que restauram os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente. Também é o profissional responsável por executar as adaptações espaciais, adequando o ambiente doméstico às necessidades do doente. Com isso, pacientes acamados por um longo período, cadeirantes, vítimas de AVC e tantos outros contam com o fisioterapeuta para minimizar as limitações motoras causadas pelas enfermidades.

Jean Willian Nascimento – Fisioterapeuta – Formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Secretário de saúde do Balneário Rincão.