Coluna José Adílio – 20/08/2019

108

Meta ousada

O ato de filiação realizado pelo PSD de Balneário Rincão, no fim de semana, mostrou o fortalecimento da sigla para as eleições de 2020. Com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, e do deputado federal Ricardo Guidi, foram abonadas cerca de 50 novas filiações. O que chamou atenção não foi o número de filiados, mas a qualidade, com potencial de serem candidatos a vereador. Com a chegada dos novos integrantes, o PSD projeta que aumentará o número de cadeiras no Legislativo. A expectativa é de aumentar de um para três vereadores. O PSD reforçou que continuará na coligação com o EMD, que elegeu o prefeito Jairo Custódio e o vice Luiz Gustavo da Luz Neto. O presidente da Assembleia Legislativa Júlio Garcia chegou a falar “em time que está ganhando não se mexe”.

MDB presente

A movimentação realizada pelo PSD contou com a presença do MDB. Estiveram presentes no ato, o prefeito Jairo Custódio, os vereadores Everaldo Filipe, Charles da Rosa e Ademar Darolt, que está na presidência do Samae. O prefeito enalteceu a parceria dos dois partidos e garantiu apoio a todos os pré-candidatos a vereador. A organização do PSD chamou atenção dos emedebistas, que também precisam organizar o partido. O partido tem convenção marcada para os próximos meses e precisa encontrar um nome para presidir a sigla e que faça os integrantes da Executiva e do Diretório apoiarem as ações da administração. O atual presidente Mauri Viana vem realizando este papel, mas divide o tempo e as preocupações com a presidência da Câmara.

Feijoada da APAE 

A APAE de Balneário Rincão começou realizando um evento positivo. A 1ª Feijoada reuniu cerca de 300 pessoas no Mampituba Praia Clube. Toda a diretoria da APAE está de parabéns pela forma com que recebeu o público que se fez presente. O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Julio Garcia, que esteve em Balneário Rincão no fim de semana definiu a necessidade da implantação de uma APAE no município. “Muito importante na medida em que o Rincão se emancipou, a APAE também tem que se emancipar”. O projeto deve ficar pronto ainda em agosto. Os próximos passos da diretoria é fazer com que a obra comece o mais breve possível, para que até o fim do ano de 2020 esteja pronta. Estudam na APAE de Içara, 60 alunos de Balneário Rincão.

Revisão eleitoral

O prazo final para os eleitores de Balneário Rincão realizar a biometria é no dia 9 de novembro. O Cartório Eleitoral colocou um posto de atendimento na Avenida Leoberto Leal. Além da biometria, Balneário Rincão passa por revisão eleitoral, o que torna obrigatório todos os eleitores fazerem o procedimento. Faltando um pouco mais de dois meses, cerca de 6.600 eleitores ainda precisam comparecer para regularizar a situação. As previsões não são otimistas e se os eleitores não prestarem atenção, um grande número de títulos pode ser cancelado.

Talento Rinconense

Um dos orgulhos dos moradores de Balneário Rincão é o cantor Leandro Borges. Neste domingo, o município parou para assistir à apresentação do cantor em rede nacional. Leandro Borges esteve no Programa do Faro, da Rede Record, atendendo um pedido de um fã do Norte do Brasil. Cantor vem sendo solicitado para a realização de shows em diversas regiões do país. Como falam com orgulho os rinconenses. “Do Rincão para o mundo”.

Chegada da primavera 

As ações de um grupo de voluntários em Balneário Rincão vêm fazendo a diferença na cidade. Após chamar a atenção dos veranistas e turistas com a iluminação de Natal no fim do ano, o grupo vem mais uma vez está no foco. No sábado, a ação dos voluntários plantando mudas de árvores ornamentais fez muitas pessoas pararem e perguntarem o que estava sendo feito. O plantio realizado no sábado na Avenida Leoberto Leal é em preparação para a chegada da nova estação. O projeto Primavera – o Rincão te Espera tem como objetivo deixar o município mais florido para encantar os turistas e visitantes. Um relógio de flores será instalado em Balneário Rincão.

Canil pronto 

Com o canil praticamente pronto, a batalha dos voluntários da Organização dos Animais de Rua de Balneário Rincão (OPA) se intensifica. Os próximos passos são a campanha de arrecadação de pisos e argamassas para a realização do acabamento da obra e a colocação em funcionamento. A previsão é de o local ficar pronto em setembro. Enquanto isso, as doações não param. Nesta semana, a OPA recebeu a visita de Alan Possamai, que brilhou no Big Brother Brasil (BBB 2019), quando ficou em segundo lugar. Alan visitou a estrutura do canil e fez uma doação de ração.