Reação

Prefeito Murialdo Gastaldon reagiu na manhã desta segunda-feira a declarações dadas pelo deputado federal Hélio Costa. Representante do Republicanos em Brasília, ele falava sobre liberação de recursos para a saúde de Criciúma quando resolveu falar de Içara e citou a cidade como a mais endividada de Santa Catarina. “O deputado mostra total desconhecimento de Içara e se põe a fazer posicionamento político e a falar bobagens”, rebateu. Murialdo lembrou que Içara tem hoje crédito e arrecadação para honrar todos os seus compromissos. Destacou que não há atraso de conta alguma. “Prova disso é que a Caixa Econômica Federal bate a nossa porta para nos oferecer mais recursos, porque a Secretaria de Patrimônio da União reconhece que a situação da cidade é altamente positiva”. O prefeito foi além, lembrou que em 2008 o déficit financeiro da cidade era, em valores atualizados, 13 milhões de reais. “Hoje, depois do pagamento de muitas dívidas, de muitos precatórios, reduzimos esse déficit para 5 milhões. Neste ano ele vai cair e nossa meta é zerar. Portanto, o que o deputado fala não tem o menor sentido”.

Encontro

Juventude do MDB de Içara se reuniu neste sábado para discutir política e começar a apresentar as ideias para a eleição de 2020. “Foi um grande encontro com pelo menos 200 participantes. Além de nomes de Içara, tivemos a presença de figuras importantes do nosso partido e jovens de toda a região”, explica Eduardo Soratto, um dos organizadores do evento. “A política pede ideias novas, ideias para mudar a cidade. Não podemos ir para campanha pensando apenas em cores partidárias. O eleitor cansou disso tudo”.

Grande evento

Agroponte 2019 terminou domingo superando expectativa de organizadores e expositores. Evento teve recorde de público e vendas. “Mas essa avaliação mais precisa vamos ter nas próximas semanas”, explica o empresário Willi Backes, organizador do evento. Agora, passada a Agroponte, o foco vai para a CasaPronta, que será realizada em outubro.

Efetivo

Vereadores de Içara estão solicitando ao Governo do Estado o reforço do efetivo da Polícia Civil na cidade. “Estamos com apenas um policial para cada 4 mil habitantes. Esse é um número bem baixo do que se tem em outros municípios. Por isso, a necessidade de reforçar a presença da Polícia Civil na cidade para garantir que o importante papel da Polícia Civil na investigação de crimes na cidade seja mantido e reforçado”, justifica o vereador Israel Rabelo.

Remédios

Vereador Pastor Jair Alexandre está solicitando ao município de Criciúma que a distribuição de medicamentos na cidade seja revista. Sugestão é fazer a entrega em casa. “Em especial para os pacientes com doenças graves e acamados. Solicitamos um estudo para saber se há viabilidade. Isso com certeza vai facilitar bastante a vida dos pacientes”, ressalta o vereador.

Segurança

Segurança dos lojistas que saem da região com destino a São Paulo para compras voltou a ser pauta no Legislativo de Criciúma. Como o tema envolve uma rodovia federal, o assunto vai para a pauta do Fórum Parlamentar Catarinense. “Todos os meses tem pelo menos sete mil pessoas pela região que seguem para São Paulo e essa violência tem prejudicado essas empresas e o nosso próprio comércio. Então precisamos encontrar uma solução”, explica o presidente Miri Dagostim.

Distrito

Vereadores da região da Vila Nova vão continuar trabalhando para tentar garantir a criação de uma intendência para a região. Informação é do vereador André Jucoski. “A Vila Nova tem crescido bastante e precisa deste atendimento diferenciado. Vamos continuar trabalhando para que isso se efetive”. O prefeito também falou sobre o assunto, lembrou dos investimentos feitos na região, disse que não se opõe, mas adiantou que neste momento não está na pauta a criação de uma estrutura própria para a Grande Vila Nova.